Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

UFPR na luta contra o mosquito aedes: Ações de conscientização devem envolver todos os campi

Jéssica Maes     19 de fevereiro de 2016 - 15h29

24488201833_ed43cdb09c_z

O mosquito é estudado em diversos laboratórios da UFPR. Imagem: Samira Chami Neves

A Universidade Federal do Paraná está iniciando 2016 com a meta de ampliar ainda mais seus esforços para a erradicação dos mosquitos do gênero aedes. À medida que autoridades sanitárias se preocupam cada vez mais com a proliferação da dengue, da febre zika e da chikungunya, a instituição, que já desenvolve diversas pesquisas relacionadas ao tema, investe em ações para conscientizar a comunidade acadêmica e acabar com os focos do mosquito nos campi.

As ações incluem, além de uma campanha educativa, a criação de um canal de informações no Whatsapp e via e-mails para monitoramento dos espaços da comunidade acadêmica que apresentem focos do mosquito e posterior erradicação dos criadouros e a capacitação e organização de grupos de facilitadores que trabalharão ativamente no combate ao mosquito. Essas equipes se dividem em duas funções básicas: facilitadores de boas práticas, com o objetivo de incentivar os membros da comunidade acadêmica a não deixar água parada não só no ambiente universitário, mas também em suas residências, e os identificadores do vetor, com um treinamento técnico para reconhecer o mosquito e suas larvas.

Pacto da Educação

A iniciativa faz parte do Pacto da Educação Brasileira contra o Zika, firmado entre o Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), entidades estudantis, universidades, instituições de educação profissional e escolas públicas e privadas. O documento foi assinado, ainda, pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A Reitoria da UFPR está totalmente engajada no processo. No dia 13 de fevereiro, o reitor Zaki Akel Sobrinho esteve em Guarapuava para acompanhar – a convite da Secretaria Nacional de Articulação Social, ligada à Presidência da República – o mutirão de conscientização para erradicação de focos do mosquito, feito em parceria com as Forças Armadas. “O envolvimento da UFPR nesta grande campanha é natural. A nossa universidade sempre teve atuação forte em defesa de todas as causas que beneficiam a população. Não poderia ser diferente agora”, diz Zaki. “Todos nós devemos cuidar do nosso quintal, do local de trabalho e dos locais onde temos acesso. É com solidariedade e com ações coletivas que conseguiremos resultados positivos nesta campanha”.

Frentes de ação

A campanha se divide em três dimensões: eliminação dos focos nos campi, mobilização social e investimento em pesquisa e inovação. Com atividades de curto, médio e longo prazo, o objetivo é que o projeto seja perene, permanecendo ativo inclusive no inverno, para que os problemas não ressurjam no próximo verão.

“Acabar com os criadouros nos 11 milhões m² de área da UFPR é um desafio que só pode ser alcançado com o apoio de toda a comunidade acadêmica”, afirma o vice-reitor da UFPR, Rogério Andrade Mulinari, que faz parte da comissão central de combate ao aedes na instituição. “Com a solidariedade e comprometimento de todos, podemos promover uma mudança de hábitos que ultrapassará os muros da universidade”.

Calendário de ações:

– 19 e 26 de fevereiro: Cuidados ambientais nos campi da UFPR e no seu entorno imediato, conforme recomendações do Ministério da Saúde (consulte “observatorioaedes@ufpr.br”).

– 29 de fevereiro a 3 de março: Divulgação das estratégias para cuidados ambientais na Recepção de estudantes.

– 4 de março: Cuidados ambientais nos campi da UFPR e no seu entorno imediato, conforme recomendações do Ministério da Saúde (consulte “observatorioaedes@ufpr.br”).

 

Para informações atualizadas sobre as ações da UFPR no combate ao mosquito, acesse: www.ufpr.br/portalufpr/observatoriodoaedes

mosquito_banner_02

 


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR