Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

UFPR mantém plataforma de dados on-line para pesquisas sobre educação

Superintendência de Comunicação Social     22 de novembro de 2017 - 15h08

Pesquisadores, estudantes, profissionais da educação, jornalistas e outros interessados em dados educacionais podem acessar gratuitamente uma plataforma on-line que a Universidade Federal do Paraná mantém desde setembro do ano passado. O site do Laboratório de Dados Educacionais reúne dados e indicadores da educação básica e superior, detalhados por estados, municípios e escolas.

A ferramenta foi desenvolvida pelo Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE), do Setor de Educação, e pelo Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL), do Setor de Exatas da UFPR.

O Núcleo de Pesquisas Educacionais da UFPR trabalha com dados sobre educação há 15 anos. Mas os professores que integram o Núcleo perceberam que havia uma lacuna no tratamento e disponibilização de indicadores para estudantes de pedagogia e licenciatura. Foi a partir daí que surgiu o Laboratório de Dados Educacionais.

Segundo o professor Thiago Alves, que é um dos coordenadores do projeto, a plataforma tem financiamento do Ministério da Educação e visa potencializar as pesquisas educacionais na universidade. “O objetivo é contribuir para que a universidade cumpra seu papel na sociedade quanto ao tratamento, produção e análise de indicadores para desvelar as realidades educacionais do País”, relata.

A equipe é formada por alunos de mestrado e doutorado, professores e os quatro coordenadores: professores Adriana Dragone Silveira, Gabriela Schneider e Thiago Alves, do Setor de Educação, e  Marcos Didonet Del Fabro, do Setor de Exatas.

O diferencial do Laboratório de Dados Educacionais é o fato de ser mantido por grupos de pesquisa da UFPR – o que torna a plataforma diferente de outras existentes no Brasil, como as do INEP, Fundação Lemann e Observatório do PNE. “Embora não seja neutra, não está comprometida com programas de governos ou instituições privadas. Igualmente, permite que a plataforma se mantenha em constante evolução por meio de pesquisas na área de tecnologia da informação e das políticas educacionais”, afirma Thiago Alves.

Na  UFPR, o laboratório também chega às salas de aula. Algumas disciplinas do Setor de Educação usam a ferramenta para coleta de dados. A ideia é que os professores utilizem o Laboratório da Dados Educacionais para buscar indicadores e subsidiar a discussão de políticas na educação com seus alunos.

Clique aqui para acessar a plataforma do  Laboratório de Dados Educacionais da UFPR.

 

Maria Fernanda Mileski, com supervisão de Lorena Klenk


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR