Ensino e Educação

UFPR mantém plataforma de dados on-line para pesquisas sobre educação

Superintendência de Comunicação Social     22 de novembro de 2017 - 15h08

Pesquisadores, estudantes, profissionais da educação, jornalistas e outros interessados em dados educacionais podem acessar gratuitamente uma plataforma on-line que a Universidade Federal do Paraná mantém desde setembro do ano passado. O site do Laboratório de Dados Educacionais reúne dados e indicadores da educação básica e superior, detalhados por estados, municípios e escolas.

A ferramenta foi desenvolvida pelo Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE), do Setor de Educação, e pelo Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL), do Setor de Exatas da UFPR.

O Núcleo de Pesquisas Educacionais da UFPR trabalha com dados sobre educação há 15 anos. Mas os professores que integram o Núcleo perceberam que havia uma lacuna no tratamento e disponibilização de indicadores para estudantes de pedagogia e licenciatura. Foi a partir daí que surgiu o Laboratório de Dados Educacionais.

Segundo o professor Thiago Alves, que é um dos coordenadores do projeto, a plataforma tem financiamento do Ministério da Educação e visa potencializar as pesquisas educacionais na universidade. “O objetivo é contribuir para que a universidade cumpra seu papel na sociedade quanto ao tratamento, produção e análise de indicadores para desvelar as realidades educacionais do País”, relata.

A equipe é formada por alunos de mestrado e doutorado, professores e os quatro coordenadores: professores Adriana Dragone Silveira, Gabriela Schneider e Thiago Alves, do Setor de Educação, e  Marcos Didonet Del Fabro, do Setor de Exatas.

O diferencial do Laboratório de Dados Educacionais é o fato de ser mantido por grupos de pesquisa da UFPR – o que torna a plataforma diferente de outras existentes no Brasil, como as do INEP, Fundação Lemann e Observatório do PNE. “Embora não seja neutra, não está comprometida com programas de governos ou instituições privadas. Igualmente, permite que a plataforma se mantenha em constante evolução por meio de pesquisas na área de tecnologia da informação e das políticas educacionais”, afirma Thiago Alves.

Na  UFPR, o laboratório também chega às salas de aula. Algumas disciplinas do Setor de Educação usam a ferramenta para coleta de dados. A ideia é que os professores utilizem o Laboratório da Dados Educacionais para buscar indicadores e subsidiar a discussão de políticas na educação com seus alunos.

Clique aqui para acessar a plataforma do  Laboratório de Dados Educacionais da UFPR.

Maria Fernanda Mileski, com supervisão de Lorena Klenk