Ensino e Educação

UFPR lança projeto para estimular oferta de disciplinas não presenciais

Superintendência de Comunicação Social     22 de agosto de 2017 - 16h49

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) lançou nesta terça-feira (22) o projeto UFPR Híbrida, que, entre outras medidas, conta com uma plataforma para orientar os professores na implementação de disciplinas não presenciais. A universidade é pioneira nesta modalidade de ensino e conta hoje com 178 disciplinas ofertadas a distância, em cerca de 20 cursos de graduação, em 10 de seus 14 setores.

A professora Maria Josele Bucco Coelho, coordenadora de Integração de Políticas de Educação a Distância (Cipead), explica que o projeto visa facilitar a implementação destas disciplinas, dando suporte aos professores. “O nosso objetivo é sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a possibilidade de uso de outros ambientes de aprendizagem que não apenas o ambiente físico. Sabemos que muitos professores têm iniciativas isoladas neste sentido. A ideia da UFPR Híbrida é proporcionar para estes professores, para estes cursos e para comunidade acadêmica em geral um apoio para planejar, implantar e acompanhar estas modalidades” explica a professora.

O projeto também oferece cinco cursos relacionados ao tema, que tratam desde a concepção da Educação Híbrida até o aprendizado prático relacionado às plataformas de educação à distância como o software Moodle, tutoria e mediação pedagógica a distância, práticas educacionais abertas e recursos para videoconferência online.

Participaram da reunião de lançamento os coordenadores dos cursos de licenciatura da UFPR, que são um dos focos da iniciativa. O pró-reitor de Graduação da UFPR, professor Eduardo Barra, destacou a importância do projeto para estes cursos: “Nós temos pelo menos 27 cursos de preparação de professores. Os estudantes destes cursos precisam dominar esta tecnologia, ter um convívio com esta modalidade para poder utilizar com seus futuros alunos”.

O professor destacou também a possibilidade que a iniciativa abre de ampliar a creditação de estudantes em um contexto em que muitos deles não podem estar presentes tanto tempo nas salas de aula. “O estudante hoje tem uma série de outras ocupações,  além do tempo que dedica à universidade. Muitos precisam trabalhar durante o seu curso de graduação. Esta modalidade inclui mais estudantes em nosso sistema, pois permite a eles cumprir um número maior de créditos sem estar presencialmente na instituição”.

Desde o ano 2000 a UFPR está de olho nas potencialidades abertas pela educação híbrida. Naquele ano a instituição fez um credenciamento para oferta de cursos na modalidade a distância. Já em 2004 a universidade era uma das poucas a ter normatizado a Portaria MEC nº 4.059 que determina o teto de 20% de atividades a distância, entre outras decisões relacionadas.

Recentemente a UFPR fez o vestibular para dois cursos de graduação a distância, em Pedagogia e Administração Pública.