Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

UFPR lança Manual de Compras atualizado para dar mais segurança e agilidade aos processos

Superintendência de Comunicação Social     13 de novembro de 2017 - 12h59

Para o reitor Ricardo Marcelo, a melhor compreensão dos processos de compras trará mais eficiência à universidade. Fotos: Marcos Solivan

Celeridade, segurança, informação e transparência. Essa é a proposta do novo “Manual de Compras” da UFPR, que foi oficialmente lançado nessa segunda-feira (13) pelo Departamento de Licitações e Compras, vinculado à Pró-Reitoria de Administração (PRA) da UFPR.

O guia rege os procedimentos e normas de compras, contratações e licitações no âmbito da instituição. A versão atualizada procura tornar esse conteúdo mais acessível, utilizando uma linguagem mais simples, de forma que todos os servidores envolvidos com compras a licitações estejam preparados para conduzir os processos de forma ágil, segura e eficaz.

O reitor, professor Ricardo Marcelo Fonseca, abriu o evento destacando a importância que a gestão de contratos tem para a administração pública, uma vez que muitos movimentos dentro da universidade são viabilizados por meio de compras e licitações. “A compreensão desses processos ajudará a UFPR a se mover com mais eficiência. E o mais importante: com mais segurança”. O reitor ressaltou ainda os trabalhos que a instituição tem promovido em relação ao órgãos de controle, com foco na transparência.

O pró-reitor de Administração da UFPR, professor Marco Cavalieri, destacou também a importância da função administrativa de “compras e licitação” dentro dos órgãos públicos e do entendimento das regras que permeiam essa atividade: “Nós temos que trabalhar para que as regras estejam o mais claras possíveis para a comunidade universitária, para possibilitar o entendimento, clareza  e agilidade dos processos”.

O diretor do Departamento de Licitações e Contratações da UFPR, Diogo Venancio, diz que o manual atende ao novo cenário da administração pública, que exige otimização de recursos

O diretor do Departamento de Licitações e Contratações da UFPR, Diogo Venancio, explica que essa ação incide diretamente na governança da instituição: “A construção deste manual convergiu para um cenário que gradativamente vem sendo instalado na Administração Pública, um cenário de otimizar recursos públicos como um todo (de pessoas, suprimentos e financeiros), um cenário onde o planejamento será o centro de todas as atenções e um cenário onde a contraprestação dos serviços públicos deverá atingir níveis elevados de satisfação das comunidades interna e externa”.

Acesse o material aqui.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR