+ UFPR

UFPR lança Manual de Compras atualizado para dar mais segurança e agilidade aos processos

Superintendência de Comunicação Social     13 de novembro de 2017 - 12h59

Para o reitor Ricardo Marcelo, a melhor compreensão dos processos de compras trará mais eficiência à universidade. Fotos: Marcos Solivan

Celeridade, segurança, informação e transparência. Essa é a proposta do novo “Manual de Compras” da UFPR, que foi oficialmente lançado nessa segunda-feira (13) pelo Departamento de Licitações e Compras, vinculado à Pró-Reitoria de Administração (PRA) da UFPR.

O guia rege os procedimentos e normas de compras, contratações e licitações no âmbito da instituição. A versão atualizada procura tornar esse conteúdo mais acessível, utilizando uma linguagem mais simples, de forma que todos os servidores envolvidos com compras a licitações estejam preparados para conduzir os processos de forma ágil, segura e eficaz.

O reitor, professor Ricardo Marcelo Fonseca, abriu o evento destacando a importância que a gestão de contratos tem para a administração pública, uma vez que muitos movimentos dentro da universidade são viabilizados por meio de compras e licitações. “A compreensão desses processos ajudará a UFPR a se mover com mais eficiência. E o mais importante: com mais segurança”. O reitor ressaltou ainda os trabalhos que a instituição tem promovido em relação ao órgãos de controle, com foco na transparência.

O pró-reitor de Administração da UFPR, professor Marco Cavalieri, destacou também a importância da função administrativa de “compras e licitação” dentro dos órgãos públicos e do entendimento das regras que permeiam essa atividade: “Nós temos que trabalhar para que as regras estejam o mais claras possíveis para a comunidade universitária, para possibilitar o entendimento, clareza  e agilidade dos processos”.

O diretor do Departamento de Licitações e Contratações da UFPR, Diogo Venancio, diz que o manual atende ao novo cenário da administração pública, que exige otimização de recursos

O diretor do Departamento de Licitações e Contratações da UFPR, Diogo Venancio, explica que essa ação incide diretamente na governança da instituição: “A construção deste manual convergiu para um cenário que gradativamente vem sendo instalado na Administração Pública, um cenário de otimizar recursos públicos como um todo (de pessoas, suprimentos e financeiros), um cenário onde o planejamento será o centro de todas as atenções e um cenário onde a contraprestação dos serviços públicos deverá atingir níveis elevados de satisfação das comunidades interna e externa”.

Acesse o material aqui.