+ UFPR

Últimas notícias...

Histórico de notícias

UFPR lança campanha para inibir trote violento e estimular denúncias de abusos

Superintendência de Comunicação Social     17 de fevereiro de 2017 - 11h02

A Universidade Federal do Paraná lançou nesta sexta-feira (17) uma campanha para inibir atitudes violentas, ofensivas e discriminatórias durante a recepção aos novos alunos da instituição, que volta às aulas na próxima segunda-feira, dia 20. A intenção é mostrar que o trote deve ser um momento de integração e alegria, e estimular a comunidade acadêmica a denunciar atitudes indevidas. As denúncias poderão ser feitas por email (alertatrote@ufpr.br) ou pelo telefone 3360-5221.

Criada em parceria pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e a Superintendência de Comunicação da UFPR, a campanha “Trote sem violência” será divulgada por meio de cartazes e pela internet – no portal e na página da UFPR no Facebook.

As peças trazem mensagens como: “Na hora de comemorar, abrace o respeito e a diversidade”; “A festa só é boa se a violência ficar de fora” e “A diversão acaba quando o desrespeito começa”.

O objetivo é conscientizar os alunos de que a recepção aos calouros é um ritual de integração com os veteranos, e deve ser um momento de alegria – mas que nenhuma violência, física ou simbólica, pode ser tolerada. As denúncias que eventualmente chegarem à universidade por email ou telefone serão analisadas por um comitê criado especialmente para este fim, e que dará o encaminhamento devido a cada caso – internamente ou, se for o caso, acionando o Ministério Público ou outros órgãos externos.

“Nós sabemos que no Brasil há uma tradição antiga de trotes violentos. Mas numa universidade inclusiva, como desejamos que a UFPR seja cada vez mais, este deve ser um momento de alegria, de integração e também de aprendizado, de contato com a cultura que os novos alunos e alunas vão encontrar na instituição”, afirma a pró-reitora de Assuntos Estudantis da UFPR, Maria Rita de Assis César.

“Então, é importante essa conscientização, para garantir que os nossos novos alunos e alunas se sintam confortáveis dentro da instituição onde vão passar um período longo – para muitos, talvez, o período mais importante das suas vidas”, completa.

A PRAE solicita que as denúncias sejam encaminhadas com informações sobre local, data e hora da ocorrência, o tipo de violência verificado e, se possível, identificação do denunciante e dos suspeitos de praticar a violência.

Trote solidário

Vários centros acadêmicos da UFPR programaram atividades de caráter solidário para marcar a recepção aos calouros na semana que vem.

Na quarta-feira, dia 22, calouros e veteranos  de Química visitarão o Lar de Idosos Iracy Dantas, no Xaxim, para alegrar o dia dos moradores com música e conversa.

Na quinta-feira, dia 23, será a vez das Engenharias. Alunos de Engenharia Civil vão pintar uma quadra esportiva do  Colégio Estadual Barão do Rio Branco, das 8 horas às 15h30.

A partir das 8h45, um grupo de calouros e veteranos de Engenharia de Produção vai ajudar na pintura do Colégio Estadual Professora Maria Aguiar Teixeira, no Capão da Imbuia.

A Escola Municipal Arapongas, no Novo Mundo, deverá receber em torno de 100 alunos de Engenharia Ambiental e Engenharia Mecânica: “A gente pretende plantar flores, limpar os muros e outras áreas da escola”, conta a estudante de Engenharia Mecânica  Carolina Kenicke.

Lorena Aubrift Klenk