Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

Matrículas dos aprovados pelo Sisu terminam nesta terça-feira(21)

Superintendência de Comunicação Social     17 de janeiro de 2014 - 16h23

Estudantes selecionados pelo Sisu aguardam em fila para fazer registro acadêmico - Foto: Nicola Ianuzzi

Estudantes selecionados pelo Sisu aguardam em fila - Foto: Nicola Ianuzzi

Os primeiros 136 estudantes convocados para ingressar na UFPR pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começaram a fazer seu registro acadêmico na sexta-feira (17). Nesse primeiro dia, as matrículas foram realizadas apenas em Curitiba, no Núcleo de Assuntos Acadêmicos (NAA) (Praça Santos Andrade, 50), para calouros aprovados em cursos da capital e do Centro de Estudos do Mar, em Pontal do Paraná. Os selecionados para os campi de Palotina e de Jandaia do Sul devem fazer seu registro acadêmico na segunda (20) e terça-feira (21), respectivamente. Na capital, o processo continua até a terça-feira.

Este ano, a UFPR ampliou a oferta de vagas para serem ocupadas pelo Sisu em relação aos anos anteriores – 1.596, ou 26,18% do total de vagas, foram destinadas ao sistema único. Para a estudante Giovana Beger, foi o que a permitiu ingressar na universidade mesmo sem ter sido aprovada no vestibular. “Fiquei na primeira fase por apenas uma questão”, conta a caloura de Agronomia.

Marleson Graf, aprovado em Ciência da Computação, tira foto para carteirinha da UFPR - Foto: Nicola Ianuzzi

Marleson Graf, aprovado em Ciência da Computação, tira foto para carteirinha da UFPR - Foto: Nicola Ianuzzi

Como o Sisu utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e faz a inscrição online, grande parte dos estudantes que faziam o registro acadêmico nesta sexta-feira (17) vieram de outras cidades ou estados. Era o caso de Guilherme Flores, que veio de Santa Maria (RS), e de Marleson Graf, morador de Brusque (SC). Ingressante em Engenharia Civil na UFPR, Flores tentou o vestibular da Universidade Federal de Santa Maria e no Sisu marcou como primeira opção a Universidade Federal do Rio Grande, mas acabou não sendo chamado nas duas. “O bom do Sisu é que temos mais oportunidades de ingressar em uma universidade federal”, diz.

Graf ainda aguarda o resultado do vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mas preferiu garantir a vaga em Ciência da Computação na UFPR para o caso de não ser aprovado na instituição de seu estado. “Nos vestibulares tradicionais não dá para consultar os resultados parciais da seleção como o Sisu”, diz.

Nesta sexta-feira, fizeram a matrícula os selecionados pelo Sisu para os cursos de Administração, Agronomia, Artes Visuais, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Exatas (Pontal do Paraná), Ciências Sociais, Comunicação Social, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica, Engenharia Civil e Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.

Ao todo, efetivaram o registro 136 dos 390 estudantes que foram convocados para matrícula neste primeiro dia. O coordenador do NAA, Mauro José Belli, explica que estudantes que compareceram ao registro acadêmico e tiveram problemas de documentação poderão retornar na segunda-feira para concluir o processo. Já os aprovados que não se apresentarem no dia e horário especificado para sua matrícula perderão direito à vaga, que será disponibilizada na segunda chamada do Sisu para outro candidato.

Estudantes selecionados no Sisu para a UFPR fazem registro acadêmico em Curitiba - Foto: Nicola Ianuzzi

Estudantes selecionados no Sisu fazem registro acadêmico em Curitiba - Foto: Nicola Ianuzzi

Cronograma
Na segunda-feira (20), será realizado o registro acadêmico dos calouros de todos os cursos de Palotina. O processo ocorrerá na secretaria da graduação, na Rua Pioneiro, 2153 – Palotina. No mesmo dia, em Curitiba, devem comparecer ao NAA os calouros de Engenharia Florestal, Engenharia Industrial Madeireira, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Expressão Gráfica, Farmácia, Filosofia, Física, Fisioterapia, Geografia, Geologia, Gestão da Informação, História, Informática Biomédica, Letras, Medicina e Medicina Veterinária.

Na terça-feira (21), os aprovados para os cursos do novo campus de Jandaia do Sul precisam comparecer com a documentação exigida à Rua Dr. João Maximiano, 426 – Jandaia do Sul. Em Curitiba, serão feitas as matrículas dos últimos cursos: Nutrição, Oceanografia (Pontal do Paraná), Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Aquicultura (Pontal do Paraná), Tecnologia em Comunicação Institucional, Tecnologia em Construção de Instrumentos Musicais, Tecnologia em Gestão Pública, Tecnologia em Gestão da Qualidade, Tecnologia em Negócios Imobiliários, Tecnologia em Produção Cênica, Tecnologia em Secretariado Executivo, Terapia Ocupacional, Turismo e Zootecnia.

A UFPR recebeu 66.413 inscrições para as 1.596 vagas disponibilizadas pelo Sisu. As matrículas dos aprovados nesse processo são realizadas em horários específicos para cada curso conforme escala de horários disponível no edital 11/2013 do NC. A segunda chamada do Sisu será divulgada no dia 27 de janeiro, mesmo dia em que começam as matrículas dos aprovados na UFPR pelo vestibular tradicional.

Célio Yano


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR