Ciência e Tecnologia

UFPR inaugura laboratórios de pesquisa em materiais do Departamento de Química

Helen Mendes     6 de julho de 2015 - 20h01

Novo prédio abriga cinco laboratórios de pesquisa em materiais. Foto: Leonardo Bettinelli

Com muita comemoração, foi inaugurado pela Universidade Federal do Paraná nesta sexta-feira (3) o prédio de laboratórios de pesquisas em materiais, do Departamento de Química, no Centro Politécnico.

A edificação possui 460 metros quadrados. Foto: Leonardo Bettinelli

A obra teve investimento de cerca de R$ 1,3 milhão. A edificação possui 460 metros quadrados de área distribuída em cinco laboratórios de síntese e caracterização de materiais, que podem abrigar até seis pesquisadores. Cada laboratório possui duas capelas químicas (estruturas usadas para a manipulação de compostos voláteis), condicionador de ar, exaustores, bancadas, chuveiros de emergência com lava-olhos e uma central de gases analíticos.

O espaço conta ainda com sala de reuniões, copa, depósito de materiais de limpeza e instalações sanitárias.

Inauguração do prédio de laboratórios de pesquisa em materiais do Departamento de Química. Foto: Leonardo Bettinelli

“Hoje estamos entregando à comunidade uma qualidade construtiva excelente, com as melhores tendências na parte elétrica, de gás, e de controle de materiais. Tenho certeza de que essa obra vai alavancar a produção de pesquisa e a pós-graduação da Química, uma das unidades de excelência do Setor de Ciências Exatas da Universidade”, destacou o reitor.

“É uma alegria incomensurável ver esse prédio pronto”, comemorou Aldo Gorgatti Zarbin, professor do Departamento de Química da UFPR , que lembrou que o Programa de Pós-Graduação em Química tem conceito 6 na Avaliação da Capes.

Também estiveram presentes na inauguração o Superintendente de Infraestrutura, Álvaro Pereira de Souza; a coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Graciela Bolzon de Muniz; o diretor do Setor de Ciências Exatas, Marcos Sfair Sunye; e professores do Departamento de Química.

Veja o álbum de fotos da inauguração no Flickr da Assessoria de Comunicação Social da UFPR: Link