Ensino e Educação

UFPR e Universidade Positivo promovem seminário nacional sobre formação continuada

Jéssica Maes     24 de março de 2015 - 8h48

seminario copefordestque

Na UFPR, o evento é promovido pela Copefor, filiada à Prograd. Imagem: Divulgação

Nestes dias 25, 26 e 27 de março, a Universidade Federal do Paraná e a Universidade Positivo (UP) recebem profissionais de todo o país e do exterior no I Seminário de Formação Inicial e Continuada do Professor da Educação Básica e Superior. O evento acontece no campus da UP e é voltado para pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, professores da rede pública e privada e demais agentes da educação básica e superior.

Ainda que as vagas convencionais já tenham se esgotado, as inscrições para a lista de espera estão abertas e podem ser feitas no hotsite do Seminário. Para entrar na lista, basta preencher o formulário e escolher a palestra, oficina ou mesa-redonda desejada. Cada pessoa pode escolher uma atividade por dia.

Agenda intensa
Os três dias de evento são recheados por uma programação variada, com atividades acontecendo de manhã até a noite. A largada será dada com a palestra de abertura, ministrada pelos professores da Universidade de Los Lagos (Chile) Roberto Canales Reyes e Cristina Andrea Alarcon Salvo. Tratando da formação de professores no Chile, a discussão acontece no Pequeno Auditório do Teatro Positivo.

Os debates serão centradas nos aspectos essenciais do processo educativo, buscando contribuir para a formação continuada e para o melhor desempenho profissional. Na UFPR, o órgão responsável pela organização deste tipo de ação é a Coordenação de Políticas de Formação de Professores (Copefor), órgão pertencente a Pró-reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd).

À frente da Prograd, a pró-reitora Maria Amélia Sabbag Zainko, conta que a iniciativa surgiu de um interesse mútuo entre as duas instituições de ensino superior. “Nós entendemos que a UFPR, quando firma parcerias, pode fazer mais”, afirma, explicando que o compromisso da Copefor é promover um espaço de reflexão sobre a formação continuada, tanto dos professores universitários como do sistema. “Estamos trazendo profissionais daqui e do exterior para discussões e oficinas. Serão dias de reflexão intensa”, antecipa.

Temas
A agenda lotada dá espaço para que sejam abordados diversas temáticas da área, como direitos humanos e violência na escola, gênero e diversidade, o papel do celular na sala de aula, o perfil dos jovens na atualidade e educação à distância. A programação completa está disponível neste link.

Serviço:
Data: 25, 26 e 27 de março
Local: Universidade Positivo (Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Campo Comprido)