Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

UFPR e Universidade Positivo promovem seminário nacional sobre formação continuada

Jéssica Maes     24 de março de 2015 - 8h48

seminario copefordestque

Na UFPR, o evento é promovido pela Copefor, filiada à Prograd. Imagem: Divulgação

Nestes dias 25, 26 e 27 de março, a Universidade Federal do Paraná e a Universidade Positivo (UP) recebem profissionais de todo o país e do exterior no I Seminário de Formação Inicial e Continuada do Professor da Educação Básica e Superior. O evento acontece no campus da UP e é voltado para pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, professores da rede pública e privada e demais agentes da educação básica e superior.

Ainda que as vagas convencionais já tenham se esgotado, as inscrições para a lista de espera estão abertas e podem ser feitas no hotsite do Seminário. Para entrar na lista, basta preencher o formulário e escolher a palestra, oficina ou mesa-redonda desejada. Cada pessoa pode escolher uma atividade por dia.

Agenda intensa
Os três dias de evento são recheados por uma programação variada, com atividades acontecendo de manhã até a noite. A largada será dada com a palestra de abertura, ministrada pelos professores da Universidade de Los Lagos (Chile) Roberto Canales Reyes e Cristina Andrea Alarcon Salvo. Tratando da formação de professores no Chile, a discussão acontece no Pequeno Auditório do Teatro Positivo.

Os debates serão centradas nos aspectos essenciais do processo educativo, buscando contribuir para a formação continuada e para o melhor desempenho profissional. Na UFPR, o órgão responsável pela organização deste tipo de ação é a Coordenação de Políticas de Formação de Professores (Copefor), órgão pertencente a Pró-reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd).

À frente da Prograd, a pró-reitora Maria Amélia Sabbag Zainko, conta que a iniciativa surgiu de um interesse mútuo entre as duas instituições de ensino superior. “Nós entendemos que a UFPR, quando firma parcerias, pode fazer mais”, afirma, explicando que o compromisso da Copefor é promover um espaço de reflexão sobre a formação continuada, tanto dos professores universitários como do sistema. “Estamos trazendo profissionais daqui e do exterior para discussões e oficinas. Serão dias de reflexão intensa”, antecipa.

Temas
A agenda lotada dá espaço para que sejam abordados diversas temáticas da área, como direitos humanos e violência na escola, gênero e diversidade, o papel do celular na sala de aula, o perfil dos jovens na atualidade e educação à distância. A programação completa está disponível neste link.

Serviço:
I Seminário de Formação Inicial e Continuada do Professor da Educação Básica e Superior
Data: 25, 26 e 27 de março
Local: Universidade Positivo (Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Campo Comprido)


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR