Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

UFPR e Universidade de Lisboa discutem formação de aliança

Superintendência de Comunicação Social     1 de dezembro de 2017 - 17h40

O reitor Ricardo Marcelo Fonseca (o 2º, da esq. para a dir.), recebeu o reitor António Serra (centro) na recepção à comitiva da Universidade e Lisboa.

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, recebeu hoje o reitor e o vice-reitor da Universidade de Lisboa, respectivamente António Manuel da Cruz Serra e Luis Manuel dos Anjos Ferreira. Eles discutiram a possibilidade de formação de uma aliança entre as duas organizações, em várias áreas.

Serra disse que, entre outras possibilidades, a Universidade está interessada em receber estudantes brasileiros nos seus cursos de mestrado e de doutorado. “Uma Universidade deve ser cosmopolita, na medida do possível. Nós temos toda a disposição de trabalhar com o Brasil pela qualidade das suas universidades e também pela facilidade do idioma”, disse o reitor, que também estava acompanhado da adminstradora da organização, Ana Maduro.

O reitor Ricardo Marcelo Fonseca disse que há grande interesse entre alunos  e professores da UFPR de formar aliança com a Universidade de Lisboa. “Esta parceria é muito importante para nós. Nossa relação com Portugal é ótima. Esperamos poder aprofundar as ótimas relações que temos com a Universidade”, disse, ao lado do  diretor da Agência UFPR Internacional, André de Macedo Duarte, que sinalizou o interesse de uma aproximação com a Universidade de Lisboa na área de inclusão.

Reconhecimento mundial

A UFPR e a Universidade de Lisboa já tiveram várias aproximações . O próprio reitor Ricardo Marcelo Fonseca, visitou a Universidade em 2011, quando palestrou em um evento internacional na área de Direito. No mesmo evento, ele dialogou com professores da instituição.

Neste ano, o professor português David Rodrigues – referência internacional na área de educação inclusiva – ministrou a palestra “Desafios da Inclusão” na UFPR. Ele falou sobre as experiências de Portugal no campo da inclusão. Participou, ainda, de reunião com a professora Denise de Camargo, do Programa de Pós-Graduação da UFPR, para definir um grupo de pesquisa internacional voltado ao tema.

A Universidade de Lisboa foi fundada em 1911 e é uma das maiores da Europa, com 50 mil alunos. Possui reconhecimento mundial pela qualidade do ensino e por suas pesquisas. Por este motivo, a organização tem sido procurada frequentemente por universidades brasileiras para a formação de parcerias.

 

 

 


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR