+ UFPR

UFPR e Universidade de Lisboa discutem formação de aliança

Superintendência de Comunicação Social     1 de dezembro de 2017 - 17h40

O reitor Ricardo Marcelo Fonseca (o 2º, da esq. para a dir.), recebeu o reitor António Serra (centro) na recepção à comitiva da Universidade e Lisboa.

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, recebeu hoje o reitor e o vice-reitor da Universidade de Lisboa, respectivamente António Manuel da Cruz Serra e Luis Manuel dos Anjos Ferreira. Eles discutiram a possibilidade de formação de uma aliança entre as duas organizações, em várias áreas.

Serra disse que, entre outras possibilidades, a Universidade está interessada em receber estudantes brasileiros nos seus cursos de mestrado e de doutorado. “Uma Universidade deve ser cosmopolita, na medida do possível. Nós temos toda a disposição de trabalhar com o Brasil pela qualidade das suas universidades e também pela facilidade do idioma”, disse o reitor, que também estava acompanhado da adminstradora da organização, Ana Maduro.

O reitor Ricardo Marcelo Fonseca disse que há grande interesse entre alunos  e professores da UFPR de formar aliança com a Universidade de Lisboa. “Esta parceria é muito importante para nós. Nossa relação com Portugal é ótima. Esperamos poder aprofundar as ótimas relações que temos com a Universidade”, disse, ao lado do  diretor da Agência UFPR Internacional, André de Macedo Duarte, que sinalizou o interesse de uma aproximação com a Universidade de Lisboa na área de inclusão.

Reconhecimento mundial

A UFPR e a Universidade de Lisboa já tiveram várias aproximações . O próprio reitor Ricardo Marcelo Fonseca, visitou a Universidade em 2011, quando palestrou em um evento internacional na área de Direito. No mesmo evento, ele dialogou com professores da instituição.

Neste ano, o professor português David Rodrigues – referência internacional na área de educação inclusiva – ministrou a palestra “Desafios da Inclusão” na UFPR. Ele falou sobre as experiências de Portugal no campo da inclusão. Participou, ainda, de reunião com a professora Denise de Camargo, do Programa de Pós-Graduação da UFPR, para definir um grupo de pesquisa internacional voltado ao tema.

A Universidade de Lisboa foi fundada em 1911 e é uma das maiores da Europa, com 50 mil alunos. Possui reconhecimento mundial pela qualidade do ensino e por suas pesquisas. Por este motivo, a organização tem sido procurada frequentemente por universidades brasileiras para a formação de parcerias.