Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

UFPR e Senge Jovem discutem parcerias na extensão universitária

Superintendência de Comunicação Social     17 de fevereiro de 2017 - 14h50

O pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPR, professor Leandro Franklin Gorsdorf, reuniu-se esta semana com representantes do Senge Jovem, núcleo do Sindicato dos Engenheiros do Paraná que faz a ligação entre a entidade e os estudantes de Engenharia. Eles discutiram as possibilidades de parcerias em atividades de extensão universitária, especialmente no projeto Engenharia Solidária, que prevê a assistência a movimentos sociais e à comunidade na área de Engenharia.

Além do pró-reitor, participaram do encontro o diretor do Senge-PR Cícero Martins Júnior, além de dois integrantes da Coordenação Estadual do Senge Jovem, André Munhoz e Anderson Mendes.

O professor Leandro lembrou que a assistência técnica às comunidades carentes, a promoção de debates sobre o futuro da profissão e a realização de ações que envolvam projetos voltados ao desenvolvimento da sociedade estão entre os objetivos da extensão universitária.

Ele apresentou aos representantes do Senge Jovem os desafios que terá à frente da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, sobretudo a inclusão da extensão no currículo. “Uma das metas é trazer eficácia ao sistema de avaliação de programas e projetos, sem perder a qualidade do que já vem sendo realizado na instituição”, afirmou.

“O Senge Jovem se consolida pelas ações de Engenharia Solidária; pelo atendimento à comunidade acadêmica, com palestras e debates que promovem o desenvolvimento científico. Atende ainda  à comunidade em  geral, com projetos que buscam levar a engenharia para o cotidiano das pessoas, como um gerador do desenvolvimento”, afirmou Cícero Martins Júnior.

Desde 2015 estes jovens buscam dialogar com os estudantes das universidades por meio de eventos como o Seminário de Extensão na Engenharia: Desenvolvimento Social e Justiça e a Semana do Jovem Engenheiro. “Nós  vemos a extensão universitária como uma forma de levar o aluno à interação com a sociedade”, observou Anderson.

Um novo encontro com o pró-reitor Leandro Franklin Gorsdorf será agendado para o mês de março, quando o Senge Jovem apresentará um mapa da extensão universitária, com a indicação de parceiros para a continuidade do projeto “Engenharia Solidária”. Deverão comparecer integrantes de centros acadêmicos; de Programas de Educação Tutorial (PETs); de centros de estudos e empresas juniores. A intenção é abrir um debate sobre o modelo extensionista, levando em conta a proposta de creditação da atividade na grade curricular.

 


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR