+ UFPR

UFPR é a quarta melhor universidade do País no quesito “inovação” do Ranking Universitário Folha

Superintendência de Comunicação Social     19 de setembro de 2017 - 15h39

A Universidade Federal do Paraná, apontada pelo Ranking Universitário Folha como a melhor universidade do Paraná e a 8ª do País, ocupa também o 4º lugar em Inovação, com 97,75% de aproveitamento. A Universidade de São Paulo (USP) tem 100% de aproveitamento no indicador de inovação, seguida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com 99,25% e da Universidade Federal de Minas Gerais, com 98,5%.

Nas duas primeiras avaliações, em 2012 e 2013, a UFPR  ocupava o 6º lugar em Inovação. Em 2014 a universidade subiu para a 5º posição e em 2015 passou a ocupar o 4º lugar, que antes era da Universidade Federal do Rio de Janeiro – hoje a melhor instituição do País no ranking geral e a 6ª no quesito inovação.

A UFPR ocupa o primeiro lugar, entre as instituições do Paraná, em todos os cinco indicadores considerados pelo Ranking Universitário Folha para atribuir a nota geral – ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização – e está entre as 10 melhores universidades.

No Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) que avalia o desempenho dos concluintes dos cursos de graduação,  levado em conta no RUF, a UFPR ocupa a 13ª posição nacional e a primeira do Estado. A UFPR obteve ainda nota 4, de um máximo de 5, no Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC), que considera a média ponderada das notas dos cursos de graduação (avaliados pelo Enade) e de pós-graduação (avaliados pela Capes).

A instituição divide ainda a 11ª  posição com a Unicamp na avaliação do mercado, que considera a opinião de 5793 profissionais de recursos humanos consultados pela Datafolha em 2015, 2016 e 2017 sobre as preferências de contratação.

Por Dafne Salvador