+ UFPR

UFPR divulga resultado de processo seletivo para migrantes e refugiados com visto humanitário

Superintendência de Comunicação Social     27 de outubro de 2017 - 17h28

A Universidade Federal do Paraná divulgou hoje a lista de aprovados no edital de acesso a vagas remanescentes de cursos de graduação para migrantes e refugiados com visto humanitário. O ingresso dos estudantes na UFPR acontecerá a partir do primeiro semestre letivo de 2018.

A seleção é realizada há três anos e as vagas são voltadas a estudantes que já iniciaram um curso superior no país de origem. A UFPR é considerada pioneira no processo e referência no país.

O processo seletivo faz parte do programa Política Migratória e Universidade Brasileira (PMUB). No mês de agosto, a primeira refugiada matriculada na instituição – Lusia Luxsa – formou-se em Arquitetura e Urbanismo.

Confira a lista dos aprovados: Edital 04.17

Reingresso

Por meio da Resolução nº 13/14 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, a universidade passou a auxiliar o reingresso de migrantes e refugiadas com visto humanitário, pelo programa Política Migratória e Universidade Brasileira.

Atualmente 37 reingressos estudam na instituição. Dentre eles há 26 originários do Haiti, seis da Síria, três da República Democrática do Congo, um de Guiné e um do Peru.