Ensino e Educação

UFPR disponibiliza vagas remanescentes para o ano de 2015

Superintendência de Comunicação Social     12 de novembro de 2014 - 9h12

A documentação será entregue no Prédio Histórico da UFPR. Imagem: Marcos Solivan

A Unidade de Ocupação de Vagas Remanescentes da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) está ofertando vagas em três modalidades do Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar) para o ano letivo de 2015: reintegração de ex-alunos, complementação de estudos e aproveitamento de curso superior.

Para se candidatar às vagas em qualquer uma das modalidades, o candidato não pode ter obtido o benefício de vaga remanescente, em qualquer uma das modalidades, em qualquer época, independentemente da forma de ingresso na UFPR, pois o benefício de vaga do Provar só é concedido uma vez. As inscrições devem ser feitas até 24 de novembro, exclusivamente pelo site www.provar.ufpr.br.

Há taxa de inscrição, com valores diferenciados – R$ 80,00 para reintegração de ex-aluno e de R$ 160,00 para as outras duas opções. O pagamento deve ser feito até as 16h do dia 24 de novembro.

Abaixo seguem as condições para inscrição em cada modalidade:
Reintegração de ex-aluno – destinada àqueles que queiram retornar a UFPR. É necessário comprovar que foi aluno no mesmo curso, habilitação, campus e turno para o qual pleiteia a vaga; ter registro ativo no curso há menos de cinco anos ou, caso evadido há mais de cinco anos, de que concluiu carga igual ou superior a 50% da carga exigida para conclusão do curso; que o cancelamento do registro acadêmico deu-se exclusivamente por abandono ou a pedido. Também não pode ter sido jubilado do curso no registro considerado para o reingresso; e que seja possível integralizar o curso no prazo.
Complementação de estudos – as vagas remanescentes destinadas a essa modalidade são para aqueles que pretendem cursar outra habilitação no curso em que colaram grau. Um exemplo é quem fez Licenciatura e pretende fazer Bacharelado ou vice-versa. O candidato deverá comprovar que é graduado por instituição de ensino superior, nacional ou estrangeira; tem diploma registrado ou, para o caso de instituição estrangeira, diploma revalidado e registrado; e que colou grau, na UFPR ou em outra instituição de ensino superior, em outra habilitação do mesmo curso para o qual pleiteia a vaga.
Aproveitamento de curso superior – aqueles que coloram grau há pelo menos dois anos, ou seja, antes de 10 de novembro de 2012, podem concorrer às vagas na modalidade de aproveitamento de curso superior. Esta é diferente da complementação de estudos, pois, nesse caso, o curso concluído deve ser diferente do pretendido. Também é exigido ter diploma registrado ou, para o caso de instituição estrangeira, diploma revalidado e registrado.

Entrega de documentos
A entrega da documentação necessária será regida por três editais diferentes. Para qualquer uma das modalidades é exigida a apresentação e entrega de documentos na Unidade de Ocupação de Vagas Remanescentes da Prograd (Praça Santos Andrade, 50, térreo), conforme dias e horários estabelecidos em cada edital. Clique nos links para ter acesso ao edital 07/2014 (reintegração de ex-aluno), 08/2014 (complementação de estudos) e 09/2014 (aproveitamento de curso superior).

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3310-2682.