Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

UFPR disponibiliza vagas remanescentes para o ano de 2015

Superintendência de Comunicação Social     12 de novembro de 2014 - 9h12

A documentação será entregue no Prédio Histórico da UFPR. Imagem: Marcos Solivan

A Unidade de Ocupação de Vagas Remanescentes da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) está ofertando vagas em três modalidades do Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar) para o ano letivo de 2015: reintegração de ex-alunos, complementação de estudos e aproveitamento de curso superior.

Para se candidatar às vagas em qualquer uma das modalidades, o candidato não pode ter obtido o benefício de vaga remanescente, em qualquer uma das modalidades, em qualquer época, independentemente da forma de ingresso na UFPR, pois o benefício de vaga do Provar só é concedido uma vez. As inscrições devem ser feitas até 24 de novembro, exclusivamente pelo site www.provar.ufpr.br.

Há taxa de inscrição, com valores diferenciados – R$ 80,00 para reintegração de ex-aluno e de R$ 160,00 para as outras duas opções. O pagamento deve ser feito até as 16h do dia 24 de novembro.

Abaixo seguem as condições para inscrição em cada modalidade:
Reintegração de ex-aluno – destinada àqueles que queiram retornar a UFPR. É necessário comprovar que foi aluno no mesmo curso, habilitação, campus e turno para o qual pleiteia a vaga; ter registro ativo no curso há menos de cinco anos ou, caso evadido há mais de cinco anos, de que concluiu carga igual ou superior a 50% da carga exigida para conclusão do curso; que o cancelamento do registro acadêmico deu-se exclusivamente por abandono ou a pedido. Também não pode ter sido jubilado do curso no registro considerado para o reingresso; e que seja possível integralizar o curso no prazo.
Complementação de estudos – as vagas remanescentes destinadas a essa modalidade são para aqueles que pretendem cursar outra habilitação no curso em que colaram grau. Um exemplo é quem fez Licenciatura e pretende fazer Bacharelado ou vice-versa. O candidato deverá comprovar que é graduado por instituição de ensino superior, nacional ou estrangeira; tem diploma registrado ou, para o caso de instituição estrangeira, diploma revalidado e registrado; e que colou grau, na UFPR ou em outra instituição de ensino superior, em outra habilitação do mesmo curso para o qual pleiteia a vaga.
Aproveitamento de curso superior – aqueles que coloram grau há pelo menos dois anos, ou seja, antes de 10 de novembro de 2012, podem concorrer às vagas na modalidade de aproveitamento de curso superior. Esta é diferente da complementação de estudos, pois, nesse caso, o curso concluído deve ser diferente do pretendido. Também é exigido ter diploma registrado ou, para o caso de instituição estrangeira, diploma revalidado e registrado.

Entrega de documentos
A entrega da documentação necessária será regida por três editais diferentes. Para qualquer uma das modalidades é exigida a apresentação e entrega de documentos na Unidade de Ocupação de Vagas Remanescentes da Prograd (Praça Santos Andrade, 50, térreo), conforme dias e horários estabelecidos em cada edital. Clique nos links para ter acesso ao edital 07/2014 (reintegração de ex-aluno), 08/2014 (complementação de estudos) e 09/2014 (aproveitamento de curso superior).

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3310-2682.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR