+ UFPR

Últimas notícias...

Histórico de notícias

UFPR discute projeto de internacionalização de produção acadêmica com Programa Idiomas sem Fronteiras

Jéssica Tokarski     20 de março de 2017 - 12h07

Foto: André Filgueira

A presidente do Programa Idiomas Sem Fronteiras, Denise Martins de Abreu e Lima, está visitando a UFPR para discutir parcerias e a construção de programas em conjunto. O principal objetivo é a organização de um projeto relacionado ao Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica da UFPR (Capa). A ideia é disponibilizar um serviço para que todas as universidades parceiras do programa nacional tenham métodos de auxiliar e incentivar a produção de artigos científicos em inglês. Aliado ao Capa, funciona o primeiro centro de escrita acadêmica do Brasil (writing center), núcleo que auxilia na formação de escritores acadêmicos, ajudando com a elaboração e publicação de artigos e outros tipos de textos.

De acordo com Denise, o sucesso desse projeto ajudará o País a melhorar muito na área de produção acadêmica, que já é excelente. “Nós temos pesquisa de ponta, mas não possuímos muitos pesquisadores que sejam proficientes em outras línguas o suficiente para expor esses trabalhos. Aqueles que têm condições de pagar por uma boa tradução conseguem destaque, diferente dos que não têm essa estrutura. Existem áreas específicas em que o Brasil está muito adiantado nas pesquisas, mas o mundo não sabe. É esse o objetivo da proposta, internacionalizar a  pesquisa brasileira de qualidade e promover o reconhecimento mundial do País”, explica.

Para Paulo Asthor Soethe, professor do Depac (Departamento de Polonês, Alemão e Letras Clássicas da UFPR) e vice-presidente da língua alemã no Programa Idiomas Sem Fronteiras, esse é um passo muito importante para a instituição, pois demonstra o seu destaque no cenário nacional no sentido de discutir questões como essas diretamente com o Ministério da Educação, órgão que tem a possibilidade de organizar isso par ao país todo.