Ensino e Educação

UFPR cria programa pioneiro para oferta de disciplinas transversais em programas de mestrado e doutorado

Superintendência de Comunicação Social     1 de agosto de 2017 - 13h22

Professores e alunos de mestrado e doutorado da UFPR terão a partir deste semestre apoio institucional para aperfeiçoar a escrita acadêmica em inglês, ampliando as possibilidades de publicação de trabalhos e fomentando o processo de internacionalização da universidade. A disciplina “Escrita Acadêmica em Inglês” será a primeira de várias disciplinas transversais – isto é, focadas em temas de interesse comum aos diferentes programas de pós-graduação – que a universidade ofertará, em áreas como Estatística e Metodologia de Pesquisa.

A iniciativa, considerada inovadora, está sendo colocada em prática por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). O objetivo é ofertar disciplinas básicas para estudantes de mestrado e doutorado em turmas únicas – presenciais e à distância –, reduzindo o esforço hoje pulverizado entre os vários programas. A ideia é que, com isso, os esforços dos corpos docentes de cada curso possam ser direcionados integralmente para suas áreas de especialidade.

“Além de constituir um importante elemento para consolidar iniciativas de internacionalização, a disciplina de Escrita Acadêmica em Inglês pode facilitar os aceites de artigos de nossos discentes e pesquisadores em periódicos internacionais”, explica o coordenador de Programas de Pós-Graduação Stricto sensu da PRPPG,.André Luiz Felix Rodacki.

A disciplina tem sido ofertada com sucesso, mas para um número relativamente pequeno de alunos e programas. De acordo com Rodacki, a procura tem sido crescente nos últimos anos, demanda que agora será melhor atendida.

Vagas presenciais e à distância

A primeira edição da disciplina, que está prevista para começar no dia 30 de agosto,  será ofertada por uma equipe multidisciplinar, com experiência no tema, e coordenada pelo professor Ron Martinez, diretor do Centro de Assessoria de Produção  Acadêmica (CAPA). O principal requisito da disciplina é a co-participação dos orientadores, que deverão acompanhar o progresso dos seus orientandos durante o curso.

Serão ofertadas 200 vagas presenciais, com aulas que ocorrerão no auditório do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT). Além da oferta presencial, há também 200 vagas para o ambiente virtual, que contará com transmissão ao vivo e permitirá, também, a expansão da iniciativa aos estudantes que não estão em Curitiba.

Aqueles que desejarem cursar a disciplina de forma não-presencial poderão interagir instantaneamente com as atividades desenvolvidas durante as aulas e estarão sujeitos às mesmas demandas e exigências de desempenho acadêmico do que aqueles discentes que optarem pelo regime presencial do curso. A transmissão será realizada pela UFPR-TV, que fará o streaming a partir de tecnologia própria.

Inscrições

Num primeiro momento apenas professores e estudantes de mestrado e doutorado da UFPR poderão inscrever-se. As inscrições serão feitas a partir do dia 10 de agosto, exclusivamente pelo Portal do Aluno e pelo Portal do Professor, via sistema SIGA.

Os docentes envolvidos terão certificados emitidos ao final do curso. Os discentes de pós-graduação poderão solicitar a seus colegiados a inclusão dos respectivos créditos no histórico acadêmico.

Os inscritos no regime não-presencial deverão comparecer à primeira aula, a fim de receber instruções de acesso e operação do sistema.
• Nome da disciplina: Escrita Acadêmica em Inglês
• Horário:  14h – 17h
• Início: 30/08
• Período: quartas-feiras, a partir de 30 de agosto de 2017