Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

UFPR assina termo de cooperação com Ministério Público do Paraná e Ministério Público de Contas do Paraná

Jéssica Tokarski     19 de junho de 2017 - 13h12

A Universidade Federal do Paraná vai colaborar com o o Ministério Público do Paraná (MPPR) e o Ministério Público de Contas do Paraná (MPCPR) em atividades de controle e acompanhamento de políticas públicas na área da educação. As três instituições assinaram nesta segunda-feira (19) um termo de cooperação que prevê colaboração recíproca. A UFPR, por meio de seus professores e pesquisadores, oferecerá assessoramento técnico-científico aos demais órgãos e receberá dados que poderão ser utilizados em pesquisas.

O Ministério Público de Contas do Paraná realizou o mapeamento dos 399 municípios do estado buscando verificar como está a situação de cada uma dessas cidades em relação ao cumprimento de metas do Plano Nacional da Educação. A ideia é subsidiar o Ministério Público do Paraná com informações que auxiliem no controle dessas questões junto a cada comarca.

A UFPR participa desse acompanhamento por meio da análise dos dados coletados nos municípios. Professores, pesquisadores e alunos utilizarão os resultados em pesquisas aplicadas nas áreas de educação, direito, contabilidade e outras que tenham relação com a administração pública.

Foto: Marcos Solivan / Sucom UFPR

De acordo com o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, o conhecimento científico disponível na universidade deve ser utilizado para a implementação de políticas públicas e avaliação de seus resultados. “Precisamos ter avaliações permanentes para, a partir delas, eventualmente corrigir os rumos. A universidade pode ajudar muito nessa articulação de pesquisa, ao mesmo tempo em que contribui para a implementação das metas do Plano Nacional da Educação no Estado”, disse.

Os dados educacionais são o primeiro passo dessa iniciativa que, segundo o procurador-geral do Ministério Público de Contas do Paraná, Flávio de Azambuja Berti, já tem outros projetos engatilhados. “Em um primeiro momento, verificamos em cada município se existe plano de cargos e salários de professores, qual a remuneração inicial da carreira e se o município atende à demanda de vagas para crianças de quatro e cinco anos de idade na rede pública”, explica Berti, relatando que a próxima ação ocorrerá na área de saúde.

O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Eliezer Gomes da Silva, que representou o procurador-geral de Justiça, Ivonei Sfoggia, disse que o acordo entre as instituições possibilita o intercâmbio entre pesquisadores, professores e acadêmicos e membros e servidores do MPPR. “Trata-se de uma iniciativa inspirada, que vai atender diretamente a interesses da população. A Academia, as instituições jurídicas e a sociedade civil, de mãos dadas, podem, certamente, contribuir em muito para a superação do desanimador estado de coisas na administração pública”, afirmou.

Também estiveram presentes na solenidade a promotora de Justiça do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Proteção à Educação, Hirmínia Dorigan de Matos Diniz; e a diretora do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR, Vera Karam de Chueiri.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR