Ciência e Tecnologia

UFPR assina acordo de dupla titulação com programa de mestrado da Universidade de Stuttgart

Helen Mendes     7 de agosto de 2015 - 15h02

O reitor Zaki Akel Sobrinho e a coordenação do Programa Internacional de Mestrado Profissional Meio Ambiente Urbano e Industrial (PPGMAUI) assinaram nesta manhã (7) o documento que permitirá a dupla titulação dos estudantes do PPGMAUI e do Mestrado Internacional WASTE da Universidade de Stuttgart, Alemanha.

O PPGMAUI foi criado em 2006, por meio de uma parceria entre a UFPR, Universidade de Stuttgart e Senai/PR. O Programa já possuía dois projetos de intercâmbio de alunos e docentes; um deles permite que alunos desenvolvam uma parte de sua dissertação de mestrado na Universidade de Stuttgart.

Akel Sobrinho comemorou a consolidação de mais um convênio da UFPR que permite a dupla titulação. “A Universidade de Stuttgart e a UFPR são duas grandes universidades, bem colocadas em rankings internacionais. Essa parceria, tratando de um tema tão importante, é uma grande alegria para nós”, afirmou o reitor. Ele destacou também os aspectos da internacionalização e da parceria com o setor produtivo: “O fluxo de estudantes entre as duas instituições vai permitir a troca de experiências e ampliação de horizontes culturais. A parceria com o Senai, que faz a ponte com o setor produtivo, também é muito importante, pois é a Universidade resolvendo questões concretas da sociedade”.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR, Edilson Silveira, a dupla titulação vem sendo discutida há alguns anos. “Esta é mais uma oportunidade para a formação dos nossos alunos e dos alunos alemães, fazendo com que esssas pessoas voltem e contribuam com o seu país e tenham melhores perspectivas de carreira”, disse.

A coordenadora do PPGMAUI na UFPR, Margarete Casagrande Lass Erbe, afirmou durante a cerimônia que a expectativa é a de enviar os alunos a curto prazo.

“O programa tem a vantagem de ter pesquisa aplicada seguindo a demanda da indústria”, ressaltou o diretor regional do Senai/PR, Marco Secco.

A coordenadora do Programa na Universidade de Stuttgart, Daniela Neuffer, disse estar muito feliz com a parceria. “É muito bom para os nossos alunos virem para cá e conhecerem o país, a tecnologia, a Universidade, a ciência daqui e vice-versa. Esta é uma etapa importante para enfrentar novos desafios do futuro”, afirmou.

O PPGMAUI está inserido na área de Ciências Ambientais da CAPES, composto por uma área de concentração denominada Processo de Engenharia e Ciências do Meio Ambiente e quatro linhas de pesquisa: proteção ambiental e ciências ambientais, poluição ambiental e prevenção da poluição, água; resíduos, efluentes e emissões atmosféricas.

Até o ano de 2015 o programa já realizou oitenta e cinco (85) defesas, com alunos representados, em sua maioria, por profissionais inseridos no mercado de trabalho no estado do Paraná, Santa Catarina e São Paulo em órgãos públicos, privados e profissionais liberais.