Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

UFPR aprova inclusão de questões de Sociologia e Filosofia a partir do vestibular 2018/19

Superintendência de Comunicação Social     1 de agosto de 2017 - 17h00

 

Resolução, aprovada por unanimidade, prevê inclusão de mais 10 questões no vestibular

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) incluirá questões de Sociologia e Filosofia nas provas da primeira fase do vestibular a partir do processo 2018/19. A medida foi aprovada por unanimidade pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), em sessão realizada na manhã desta terça-feira (1/11).

A resolução aprovada prevê a inclusão de 10 questões, divididas entre as duas disciplinas. Com isso, a prova da primeira fase passará a ter 90 questões.

A mudança não vale para o próximo vestibular. Será aplicada a partir do processo seletivo que selecionará os calouros de 2019. Foi unânime no Conselho o entendimento de que uma alteração para o próximo concurso prejudicaria os candidatos. “Não podemos fazer a inclusão de novas disciplinas a poucos meses do vestibular, quando os candidatos já estão se preparando sem essa informação”, afirmou o reitor Ricardo Marcelo Fonseca. “Temos uma responsabilidade imensa com a comunidade e não podemos surpreendê-la com algo que neste momento poderia ter impacto pedagógico negativo.”

O reitor lembrou também que o regimento da UFPR prevê a obrigatoriedade de divulgação do programa oficial das provas com 180 dias de antecedência, e descumprir essa norma poderia gerar questionamentos inclusive de ordem jurídica.

A decisão do Cepe foi celebrada como um avanço. “É um sinal claro do que o Conselho e a Universidade pensam sobre o papel fundamental das Humanidades na formação dos estudantes”, disse o reitor – que, como coordenador do curso de Direito da UFPR, apresentou e defendeu a proposta de inclusão da Filosofia entre as disciplinas da segunda fase do vestibular para o curso.

“A resolução resulta de um trabalho conjunto da administração da universidade com o Diretório Central dos estudantes, e a aprovação por unanimidade mostra que a UFPR entende essas disciplinas como importantes para os futuros estudantes”, reforçou Bernardo Szvarça, representante dos estudantes no Conselho.

O pró-reitor de Graduação da UFPR, professor Eduardo Barra, lembrou que, embora a obrigatoriedade do ensino de Sociologia e Filosofia no ensino médio tenha sido revogada pelo governo federal, no Paraná está vigente a lei que estabelece a mesma obrigatoriedade. “Essa é uma conquista inconteste da escola pública do nosso estado, dos seus professores e dos seus estudantes. A universidade pública não pode deixar de prestigiar esse esforço”, afirmou Barra.  “Não se pode conceber uma sociedade verdadeiramente democrática sem uma escola que valorize as ciências humanas, tanto quanto valoriza as ciências naturais.”

Para o reitor Ricardo Marcelo, com a decisão a UFPR mostra sua sintonia com os movimentos que pedem a inclusão de questões de Sociologia e Filosofia no vestibular. “A inclusão dessas disciplinas foi levada à pauta do Cepe pela atual gestão. Estamos, portanto, caminhando na mesma direção dos movimentos, e queremos caminhar juntos”, disse.

 


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR