Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

UFPR aplica inseticida e larvicida em prédios, em nova ação de combate ao mosquito Aedes

Superintendência de Comunicação Social     24 de fevereiro de 2016 - 19h54

A UFPR desenvolveu, hoje, mais uma importante ação de combate ao mosquito do gênero Aedes em todas as suas unidades. Uma empresa especializada no controle de pragas – contratada pela Universidade – aplicou larvicida e inseticida (conhecido como “fumacê”) em todos os possíveis focos de proliferação do mosquito nos prédios e no terreno onde está localizado o futuro campus Rebouças, em Curitiba.

Ainda nesta quarta-feira, técnicos de outra empresa contratada pela UFPR estiveram no campus Litoral, acompanhada de uma equipe da Divisão Gestão Ambiental (DGA) da Superintendência de Infraestrutura. O grupo vistoriou uma piscina, que não continha focos do Aedes. O mesmo trabalho será feito em todas as unidades da UFPR tanto em Curitiba quanto no Interior do Estado.

O inseticida foi aplicado em todos os locais internos onde o Aedes poderia aparecer. Imagem: Samira Chami Neves.

O inseticida contra o Aedes foi aplicado em todos os locais internos onde o mosquito poderia aparecer. Imagem: Samira Chami Neves.

Os técnicos aplicaram o larvicida em todas as poças de água acumulada no prédio. Imagem: Samira Chami Neves.

Os técnicos aplicaram o larvicida que evita a reprodução do mosquito em todas as poças de água acumulada nos prédios. Imagem: Samira Chami Neves.

Trabalho permanente

A equipe que esteve nos prédios do campus Rebouças vai apresentar um detalhado laudo técnico orientando a Universidade quanto às formas adequadas para evitar a proliferação do inseto em todas as unidades da UFPR. “O trabalho de combate ao mosquito na UFPR será permanente”, explicou o químico Eduardo Wronscki Ricardo, da DGA, que acompanhou a operação.

Além de desenvolver pesquisas relacionadas ao tema, a UFPR iniciou um conjunto de ações para conscientizar a comunidade acadêmica e acabar com os focos do mosquito em todos os seus campi. Estas ações incluem uma campanha educativa, a criação de um canal de informações no Whatsapp (41-8417-4851) e o envio de mails para monitoramento dos espaços que eventualmente apresentem focos do mosquito e para posterior erradicação dos criadouros. Envolvem, ainda, a capacitação e organização de grupos de facilitadores que trabalharão ativamente no combate ao mosquito.

Pacto da Educação

A UFPR integra o Pacto da Educação Brasileira contra o Zika, firmado entre o Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), entidades estudantis, universidades, instituições de educação profissional e escolas públicas e privadas. O documento foi assinado, ainda, pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A Reitoria da UFPR está totalmente engajada no processo. Em 13 de fevereiro, o reitor Zaki Akel Sobrinho esteve em Guarapuava para acompanhar – a convite da Secretaria Nacional de Articulação Social, ligada à Presidência da República – o mutirão de conscientização para erradicação de focos do mosquito, feito em parceria com as Forças Armadas. Desde então, a UFPR está desenvolvendo ações nos campi da UFPR e no seu entorno imediato, conforme recomendações do Ministério da Saúde.

Aurélio Munhoz e Jéssica Maes

As áreas externas dos prédios também receberam a aplicação do inseticida. Imagem: Samira Chami Neves.

As áreas externas dos prédios do campus Rebouças da UFPR também receberam a aplicação do inseticida. Imagem: Samira Chami Neves.

O terreno que abriga os prédios foi vistoriado e todos os possíveis focos de aparecimento do mosquito receberam o inseticida e o larvicida. Imagem: Samira Chami Neves.

O terreno que abriga os prédios foi vistoriado e todos os possíveis focos de aparecimento do mosquito receberam o inseticida e o larvicida. Imagem: Samira Chami Neves.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR