Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Tomam posse os novos coordenadores da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR

Maria de Lurdes Welter Pereira     28 de março de 2017 - 8h23

A posse dos novos coordenadores, hoje. Da esquerda para a direita: André Rodacki, o pró-reitor Francisco Mendonça, o reitor Ricardo Marcelo Fonseca, a vice-reitora Graciela de Muniz, Ana de Oliveira e Larissa Ramina. Imagem: Marcos Solivan.

Com a missão de fortalecer os programas de mestrado e doutorado, ampliar a pesquisa e incentivar estudantes de graduação para a iniciação científica, tomaram posse nesta sexta-feira (24) os coordenadores da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Na coordenadoria de Iniciação Científica assumiu a professora de Direito, Larissa Liz Odreski Ramina; na de Pós-Graduação, o professor e pesquisador 1C (CNPq), André Luiz Félix Rodacki; e na coordenação de pesquisa, a professora e pesquisadora 1C (CNPq), Ana Sofia Clímaco Monteiro de Oliveira. Os novos coordenadores completam a estrutura da Pró-Reitoria na gestão do reitor Marcelo Ricardo Fonseca e da vice-reitora Graciela Bolzón de Muniz, que assumiram a Universidade em dezembro de 2016.
Entre as metas da coordenadora de Pesquisa para os próximos quatro anos, estão a ampliação da visibilidade do conhecimento científico gerado na UFPR, através de uma divulgação mais intensa de resultados das pesquisas; a busca de parcerias com o setor industrial para desenvolvimento de tecnologias inovadoras; e também descobrir novas formas de fomento das pesquisas. Um dos grandes desafios nesta área, de acordo com Ana Sofia, será manter a qualidade dos estudos científicos após o corte de verbas. A Financiadora de Estudos de Estudos e Projetos (Finep) reduziu os recursos em até 50% para 2017.
Outro objetivo na área de pesquisa está ligado às questões éticas dos estudos. Segundo Ana Sofia será necessário estabelecer normativas para diversas questões como a de plágio e apropriação de resultados. “A UFPR tem comitês de ética consolidados e sérios para estudos envolvendo animais e humanos, mas precisa fortalecer algumas práticas envolvendo diversas outras questões”, explica.
Na coordenação de Pós-Graduação, o maior desejo é o de melhorar a qualidade dos 85 programas de mestrado e doutorado, que certamente irão se refletir na elevação dos conceitos, explica André Rodacki, professor do Departamento de Educação Física. A UFPR tem atualmente sete cursos de nível seis e nenhum de nível sete, a maior titulação da Capes. Uma das metas para ampliar esses indicadores, segundo Rodacki, está em trazer professores do exterior para ministrar disciplinas na pós-graduação, fazer novas parcerias com universidades do exterior para obter a cotutela, quando os estudos são realizados em dois países. Há ainda a proposta de criar até cinco novos cursos de mestrado e doutorado nestes próximos anos.
Na área de iniciação científica, o trabalho será direcionado para ampliar a participação de estudantes de graduação em pelo menos 50%. Hoje são 1.800 alunos desenvolvendo pesquisa e sendo orientados por professores de diversas áreas, segundo a nova coordenadora. “A iniciação científica é importante porque descobre novos talentos e forma pesquisadores”, declarou Larissa durante a solenidade de posse. Para atrair mais jovens ao programa a coordenação vai desenvolver junto aos setores e coordenações de curso uma campanha de informação. Muitos alunos nem sabem que podem se inserir na pesquisa de forma oficial, segundo a nova coordenadora. Para 2017, as inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 31 de março. Os alunos devem acessar o site: www.prrpg.ufpr.br. Outra meta é desenvolver estudos para saber o percentual de estudantes da iniciação científica que ingressam no mestrado e depois no doutorado, destacou Larissa Ramina.

Quem são os novos coordenadores

Ana Sofia, coordenadora de Pesquisa. foto: Marcos Solivan

Ana Sofia Clímaco Monteiro de Oliveira que assumiu a coordenação de pesquisas é portuguesa, nascida em Lisboa e professora da UFPR, do Departamento de Engenharia Mecânica desde 1994. Fez mestrado e doutorado em Metalurgia na Universidade de Birmingham, Inglaterra e Pós-Doutorado em engenharia de Superfícies na Universidade da Califórnia, Estados Unidos. Atualmente ministra disciplinas de materiais tanto na graduação como na pós-graduação em Engenharia Mecânica. Ainda coordena o grupo de pesquisa em Engenharia de Superfície, que entre diversos estudos, fabrica estruturas para automóveis utilizando a tecnologia 4.0, reduzindo em até 90% a quantidade de lixo.

André Rodacki, coordenador de Pós-Graduação. Foto: Marcos Solivan

André Luiz Félix Rodacki – professor do Departamento de Educação Física, tem mestrado em Biodinâmica do Movimento pela USP e doutorado em Ciência do Esporte pela Universidade Metropolitana de Manchester, Reino Unido. Desde 2004 participa de processos de avaliação da Capes. É também coordenador da área 21 da Capes, que congrega os cursos de Educação Física, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Fisioterapia.

Larissa Ramina, coordenadora de Iniciação Científica

Larissa Liz Odreski Ramina – advogada formada pela UFPR, é professora de Direito Internacional Público e de Direitos Humanos da UFPR, desde 2011. Tem mestrado e doutorado em Direito Internacional e Pós-doutorado pela Universidade francesa de Quest Nanterre La Défense. Foi pesquisadora visitante do Instituto de Estudos Jurídicos da Universidade de Paris I e realiza pesquisas em Direito Internacional.

A solenidade, conduzida pelo reitor Ricardo Marcelo Fonseca e pela vice-reitora Graciela Bolzón de Muniz, contou com a presença do pró-reitor de Pesquisa e Graduação, Francisco de Assis Mendonça, professores, pesquisadores e técnicos da UFPR.

 

 


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR