+ UFPR

Toma posse novo ministro da Educação

Superintendência de Comunicação Social     7 de abril de 2015 - 13h25

Zaki Akel Sobrinho, reitor da UFPR e vice-presidente da Andifes, participa de reunião com a diretoria da Andifes e o novo ministro da Educação,  Renato Janine Ribeiro, para debater as pautas do Ensino Superior. Foto: Iara Malta/ Andifes.

Zaki Akel Sobrinho, reitor da UFPR e vice-presidente da Andifes, participa de reunião com a diretoria da Andifes e o novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, para debater as pautas do Ensino Superior. Foto: Iara Malta/ Andifes.

Tomou posse nesta segunda-feira (7) o novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, que também é vice-presidente da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), esteve presente na solenidade de transmissão de cargo, no Palácio do Planalto.

Após a cerimônia, a diretoria da Andifes se reuniu com o novo ministro para debater as pautas do sistema dos Institutos Federais de Ensino Superior, em especial o orçamento deste ano.

Ao tomar posse, Janine Ribeiro anunciou que o novo titular da Secretaria de Educação Superior (SESu), do Ministério da Educação, será o reitor da Universidade Federal do Ceará, Jesualdo Pereira Farias. A SESu é a unidade responsável por planejar, orientar, coordenar e supervisionar o processo de formulação e implementação da Política Nacional de Educação Superior.

Natural de Araçatuba, São Paulo, o ministro Renato Janine Ribeiro é doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Desde 1994, é professor titular da disciplina ética e filosofia política na USP. Tem 78 capítulos de livros editados e 18 livros publicados. Recebeu o Prêmio Jabuti, em 2001; a Ordem Nacional do Mérito Científico, em 1997, e a Ordem do Rio Branco, em 2009.

O novo ministro da Educação também foi membro do conselho deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), de 1993 a 1997, e do conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), de 1997 a 1999. Foi secretário da SBPC de 1999 a 2001 e diretor de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de 2004 a 2008.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC e da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC (Universidade Federal do Ceará).