+ UFPR

Superintendência de Infraestrutura tem nova fase na manutenção

Superintendência de Comunicação Social     8 de novembro de 2016 - 13h51

26196672133_754904880c_z

Prestação dos serviços de manutenção é aprimorada. Foto: Samira Chami Neves

Pouco mais de um ano depois de sua criação, a Superintendência de Infraestrutura (Suinfra) apresenta proposta para alterar a prestação dos serviços de manutenção. Segundo o Superintendente, Álvaro Pereira de Souza, o departamento já conta com uma equipe qualificada para a execução dos trabalhos e a principal alteração será na compra de materiais. “Com o expressivo crescimento em área física da instituição,  o modelo de contrato que era utilizado precisou ser aprimorado. Por isso, com o encerramento do contrato de mão de obra, a UFPR  iniciou nesta segunda-feira (7) um novo ajuste e aderiu a uma ata onde se tem o serviço e a mão de obra no mesmo pregão, ambos por registro de preços. O sistema de registro de preços é realizado por meio da tabela Sinapi (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil) que registra os preços da construção civil em todo o país. Os valores dos serviços realizados serão tabelados e, portanto, não sofrerão qualquer reajuste em relação aos valores praticados anteriormente, ainda que realizados de forma mais rápida”, garante.

De acordo com Souza, os riscos para a universidade serão significativamente reduzidos, já que não haverá sobretaxa por serviços emergenciais e também não haverá o risco de faltar matéria-prima. Esta modalidade de contratação proporciona maior racionalidade dos serviços ao serem contratados e agendados, uma vez que privilegia a manutenção preventiva em lugar da corretiva, que é mais cara, além de prevenir que serviços sejam impedidos de ser realizados por falta de material.

A nova empresa iniciará suas atividades atendendo reparos emergenciais, limpeza e conservação. Neste período serão avaliados os resultados e ajustados os procedimentos e, futuramente, a entidade poderá fazer parte do plano de manutenção de médio prazo, que deve gerar redução de custos.