+ UFPR

Suinfra instala novos paraciclos para a comunidade universitária

Aline Fernandes França     30 de novembro de 2017 - 14h04

Paraciclo do campus Reitoria.
Fotos: Samira Chami Neves

A Superintendência de Infraestrutura da UFPR ampliou, nesta semana, o número de paraciclos – dispositivos utilizados para fixação de bicicletas – disponíveis no Campus da Reitoria e no Setor de Ciências Biológicas. A demanda partiu da Secretaria de Órgãos Colegiados da instituição.

O estudante Ruan Felipe Michalouski utiliza a estrutura todos os dias.

Dez novos paraciclos foram instalados e cada estrutura tem capacidade para fixar duas bicicletas. “Fizemos o levantamento e verificamos que havia espaço e condições para os paraciclos solicitados. Seis estão no pátio da Reitoria e quatro foram para o Setor de Ciências Biológicas”, explica o superintendente de Infraestrutura, professor Sérgio Braga.

Ruan Felipe Michalouski pagava um estacionamento para manter a bicicleta em segurança até descobrir o paraciclo da Reitoria. Agora, o estudante de Fisioterapia utiliza a estrutura diariamente. “Este espaço nos incentiva a usar a bicicleta com mais frequência. Se não tivesse o paraciclo, provavelmente viria a pé”, descreve.

No total, os campi da UFPR em Curitiba possuem aproximadamente mil vagas para bicicletas. De acordo com a Suinfra, a intenção é ampliar os estudos para inserção de novos paraciclos no próximo ano, em locais com alta demanda.

O aluno de Economia Vitor Muzzi costuma deixar a bicicleta no paraciclo para ir ao Restaurante Universitário. “Confio em deixar a bicicleta aqui porque sempre tem vigias. Para ter ainda mais segurança, tranco as rodas e os quadros”, conta.