+ UFPR

Solenidade no dia 3 de outubro vai celebrar os 44 anos do Setor de Ciências Agrárias

Simone Meirelles     27 de setembro de 2017 - 14h35

Setor de Ciências Agrárias (foto Rodrigo J. Duarte)

Uma solenidade na próxima terça-feira, 3 de outubro, vai marcar a comemoração dos 44 anos do Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná. Com a presença do reitor Ricardo Marcelo Fonseca, do diretor do setor, professor Amadeu Bona Filho e de autoridades universitárias, o evento será no auditório do Setor de Agrárias (Rua dos Funcionários, 1540, Cabral), a partir das 11 horas.

Um dos momentos especiais da solenidade será a inauguração da Galeria dos Ex-Diretores, uma forma de homenagear os professores que fizeram do setor uma referência em qualidade de ensino, pesquisa e extensão. “Queremos fazer uma homenagem à comunidade universitária.  Por meio dos diretores e vice-diretores do Setor, a direção do Setor de Ciências Agrárias agradece o comprometimento de docentes, estudantes e técnicos administrativos para fazer da UFPR uma universidade a cada dia melhor”, diz o professor Bona.

História

A Universidade Federal do Paraná passou por uma revolução administrativa em 1973. Foram extintas todas as escolas e faculdades e criados órgãos centrais de administração denominados Setores, agrupando atividades afins. Foi assim que surgiu em setembro de 1973 o Setor de Ciências Agrárias, reunindo os cursos de graduação em Agronomia, Medicina Veterinária e Engenharia Florestal. Contava, naquela época, com seis departamentos: Medicina Veterinária; Engenharia e Tecnologia Rurais; Zootecnia, Fitotecnia e Fitossanitarismo; Silvicultura e Manejo; Economia Rural e Extensão.

Hoje, o Setor de Ciências Agrárias abriga os cursos de graduação de Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia Industrial Madeireira, Zootecnia e Medicina Veterinária. Conta com 150 professores que lecionam para 1400 alunos. Oferece mestrados e doutorados em Ciências do Solo, Produção Vegetal, Ciências Veterinárias, Engenharia Florestal e Zootecnia, além de dezenas de cursos de especialização através do PECCA – Programa de Educação Continuada em Ciências Agrárias. Também conta com estações experimentais para aulas de campo, como a Fazenda do Canguiri, localizada na região metropolitana de Curitiba.