Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Simpósio reunirá em Curitiba especialistas em formigas de 14 países

Superintendência de Comunicação Social     19 de outubro de 2017 - 11h44

Cerca de 360 especialistas em insetos sociais – especialmente formigas –, de 14 países, vêm a Curitiba na próxima semana para participar do XXIII Simpósio de Mirmecologia. A realização do evento na cidade é um marco para a UFPR, que foi a primeira universidade brasileira a criar um Departamento de Zoologia, abriga o mais antigo programa de pós-graduação em Entomologia do País e tem um renomado grupo de pesquisa sobre formigas.

Esta é a segunda vez que o simpósio acontece no Paraná. A primeira foi em Londrina, em 2001. Rodrigo Feitosa, professor do Departamento de Zoologia da UFPR e integrante da comissão organizadora do evento, diz que o Estado ocupa atualmente um lugar de destaque na Mirmecologia internacional. Além do grupo de pesquisa da UFPR, há grupos conceituados de pesquisa sobre formigas nas sedes da Embrapa em Colombo e Londrina. “O estado é um importante centro de formação de novos mirmecólogos, especialmente nas áreas de taxonomia, sistemática, biologia evolutiva e manejo de formigas de importância econômica”, afirma.

O simpósio começa na segunda-feira, dia 23, com uma cerimônia no Museu Oscar Niemeyer, às 18h10, e prossegue até sexta (27), no Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR, no Jardim Botânico. Entre os temas de destaque estão a aplicação de formigas em diversas áreas da biologia, como a biodiversidade, conservação dos biomas terrestres, ecologia de populações e comunidades, bioinvasão, controle de pragas, comportamento animal, interações plantas/animais, taxonomia e a biogeografia.

De acordo com Feitosa, o simpósio é uma oportunidade para intercâmbio de conhecimentos entre pesquisadores de diferentes regiões do Brasil e do exterior e para integrar as várias áreas do conhecimento científico que contribuem para o avanço da Mirmecologia no mundo. Além disso, espera-se estimular o estabelecimento de parcerias técnico-científicas e de arranjos multi-institucionais de pesquisa e consolidar o Brasil como polo de pesquisa e desenvolvimento nas diversas áreas de conhecimento em Mirmecologia.

O professor destaca que, pela primeira vez desde a sua primeira edição, em 1980, o simpósio conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Entomologia (SBE). “O apoio da SBE ao evento, formalizado em assembleia oficial em fevereiro de 2017, é uma demonstração da importância do Simpósio de Mirmecologia no cenário entomológico nacional e reflete a confiança da atual diretoria no potencial científico do evento”, afirma.

Importância das formigas

As formigas – que podem medir menos de um milímetro e chegar no máximo a seis centímetros – são insetos muito sensíveis a perturbações ambientais. Assim, são importantes bioindicadores, que podem ser usados, por exemplo, para inferências a respeito do status de conservação de um ambiente.

Além disso, são fundamentais para o equilíbrio das redes tróficas (teia alimentar), uma vez que participam de uma série de interações com outros organismos na natureza. Elas cumprem ainda papel importante na ciclagem de nutrientes no solo – ao revolver a terra para construir seus ninhos – e na dispersão de sementes de plantas.

Cientistas estimam que apenas dois terços das espécies de formigas existentes no planeta Terra estejam descritas até agora. São 14 mil espécies, e haveria em torno de 7 mil ainda por classificar e descrever. Das espécies catalogadas, cerca de 20% ocorrem no Brasil – uma incidência explicada pela riqueza da biodiversidade do País, cujas dimensões continentais permitem abarcar diferentes faixas de temperatura e umidade.

A programação completa do XXIII Simpósio de Mirmecologia está disponível aqui.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR