Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Últimas notícias...


Histórico de notícias

Simpósio reúne em Matinhos pesquisadores da área de meio ambiente e sociedade

Superintendência de Comunicação Social     10 de novembro de 2017 - 13h58

 

Teve início na noite de quarta-feira (08/11), o II Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento Territorial Sustentável (SBDTS). O evento é considerado um marco na história do Setor Litoral e dos programas de pós-graduação que promovem a pesquisa sobre meio ambiente e sociedade de forma interdisciplinar.

O coordenador da Área de Ciências Ambientais da Capes, Carlos Alberto Sampaio, e o diretor do Setor Litoral, Renato Bochicchio. Fotos: Péricles dos Santos

Participaram da mesa de abertura os professores Carlos Alberto Cioce Sampaio, coordenador da Área de Ciências Ambientais da Capes; Liliani Marilia Tiepolo, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável (PPGDTS/UFPR); Renato Bochicchio, diretor do Setor Litoral e Valdir Frigo Denardin, coordenador geral do II SBDTS. Também esteve presente a professora Naína Pierri, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Meio ambiente e Desenvolvimento (Made/UFPR). O evento termina nesta sexta-feira (10/11) no Setor Litoral da UFPR, em Matinhos (PR).

Na mesa de abertura, Denardin deu as boas-vindas e agradeceu a presença dos participantes e palestrantes convidados. Segundo a professora Liliani Tiepolo, o II Simpósio é mais uma oportunidade de refletir sobre a região em que se encontra o Setor Litoral, onde está situada importante parcela do remanescente de Mata Atlântica, e sobre a importância da resiliência, seja da natureza ou da população local, para superar os desafios e ameaças. “Estamos em uma região deprimida que necessita do apoio da academia”, ressaltou.

O coordenador do simpósio, Valdir Denardin, e a coordenadora do PPGDTS, Liliani Tiepolo

Para o diretor do Setor Litoral, Renato Bochicchio, o evento é motivo de orgulho. “Falar em desenvolvimento, em território, em sustentabilidade, hoje, significa se posicionar também politicamente, diante desse projeto de país que está colocado atualmente”, argumentou Bochicchio.

Na sequência teve início a palestra “O território de categoria da prática à categoria de análise: um olhar latino-americano e integrador”, ministrada por Rogério Haesbaert da Costa, professor titular do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

 


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR