Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

Setor de Ciências Agrárias comemora 44 anos com homenagem a ex-diretores

Simone Meirelles     3 de outubro de 2017 - 16h52

 

Solenidade dos 44 anos do Setor de Agrárias (fotos André Filgueira)

Uma cerimônia cheia de emoção marcou a comemoração de 44 anos do Setor de Ciências Agrárias da UFPR. O ponto alto foi a inauguração da galeria dos Ex-Diretores, com fotos dos 11 professores que lideram o Setor desde sua fundação, em 1973.

Abrindo o evento, na manhã de terça-feira, dia 3 de outubro, o primeiro diretor do Setor, professor Luiz Carlos do Nascimento Tourinho (gestões 1973/1979 e 1986 – 1990) lembrou que naquela época os diretores eram nomeados pelo presidente da República. E destacou o quanto foi importante rever os amigos presentes, que lotavam o auditório do campus.  “Vivi aqui com intensidade. Eu amo este Setor”, revelou, emocionado.

Prof. Carlos Tourinho, primeiro diretor do Setor

O atual diretor, professor Amadeu Bona Filho, fez questão de destacar a presença dos familiares de ex-diretores já falecidos. “A memória é algo que se perde facilmente. As pessoas que conduziram o Setor de Ciências Agrárias derrubaram montanhas para pavimentar estradas que nos trouxeram até aqui. Temos que honrar o legado que nos deixaram”, afirmou.

Da mesma forma, o reitor Ricardo Marcelo Fonseca destacou a importância de preservar a memória institucional. “A UFPR é uma universidade centenária. Temos muitos motivos para nos orgulhar da sua contribuição para o desenvolvimento do Paraná e do Brasil, e o Setor de Agrárias é um dos que gera conhecimento e progresso”, declarou.

A Galeria dos Ex-Diretores fica na sala da administração do Setor. As fotos emolduradas são uma forma de homenagear os professores que fizeram do setor uma referência em qualidade de ensino, pesquisa e extensão. “Através dos diretores e vice-diretores do Setor, a direção do Setor de Ciências Agrárias agradece o comprometimento de docentes, estudantes e técnicos administrativos para fazer da UFPR uma universidade a cada dia melhor”, disse o professor Bona.

Inauguração da Galeria de Ex-Diretores

A solenidade contou com a presença de vários ex-diretores. Além do professor Tourinho, também os professores Ítalo Minardi (1994), Eduardo Teixeira Da Silva (2010/2014) e o próprio Bona (2001/2010). Participaram ainda autoridades universidades, docentes e técnicos administrativos. Após a solenidade, foi servido um lanche no jardim do prédio histórico do Setor, aproveitando o dia de sol.

Reitor e a vice-reitora observam a galeria

 

História

A Universidade Federal do Paraná passou por uma verdadeira revolução administrativa em 1973. Foram extintas todas as escolas e faculdades e criados órgãos centrais de administração denominados Setores, agrupando atividades afins. Foi assim que surgiu em setembro de 1973 o Setor de Ciências Agrárias, reunindo os cursos de graduação em Agronomia, Medicina Veterinária e Engenharia Florestal. Contava, naquela época, com seis departamentos: Medicina Veterinária; Engenharia e Tecnologia Rurais; Zootecnia, Fitotecnia e Fitossanitarismo; Silvicultura e Manejo; Economia Rural e Extensão.

Lanche foi servido no jardim do Setor após o evento

Hoje, o Setor de Ciências Agrárias abriga os cursos de graduação de Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia Industrial Madeireira, Zootecnia e Medicina Veterinária. Conta com 150 professores que lecionam para 1400 alunos. Oferece mestrados e doutorados em Ciências do Solo, Produção Vegetal, Ciências Veterinárias, Engenharia Florestal e Zootecnia, além de dezenas de cursos de especialização através do PECCA – Programa de Educação Continuada em Ciências Agrárias. Também conta com estações experimentais para aulas de campo, como a Fazenda do Canguiri, localizada na região metropolitana de Curitiba.

Confira os Ex-diretores e vice-diretores do Setor de Ciências Agrárias

Diretor Prof. Luiz Carlos do Nascimento Tourinho

Gestão 1973 – 1979

Diretor Prof. Harry Carlos Wekerlin

Vice-Diretor Prof. Mário Takao Inoue

Gestão 1979 – 1980

Diretor Prof. José Milton Andriguetto

Gestão 1980 – 1981

Diretor Prof. Luimar Perly

Vice-Diretor Prof. Sylvio Antônio Ribeiro Degasperi

Gestão  1981 – 1986

Diretor Prof. Luiz Carlos do Nascimento Tourinho

Vice-Diretor  Prof. Sebastião Amaral Machado

Gestão 1986 – 1990

 Diretor Prof. Eleutério Dallazen

Vice-Diretor Prof. Vismar da Costa Lima Neto

Gestão 1990 – 1994

Diretor Pró-Tempore Prof. Ítalo Minardi

1994

 Diretor Prof. Vismar Da Costa Lima Neto

Vice-Diretor Prof. Amadeu Bona Filho

Gestão 1994 – 1998

Diretor Prof. José Sidney Flemming

Vice-Diretor Prof. Jorge Roberto Malinowski

Gestão 1998 – 2002

Diretor Prof. Amadeu Bona Filho

Vice-Diretor Prof. Sidon Keinert Junior

Gestão 2002 –  2010

Diretor  Prof. Eduardo Teixeira Da Silva

Vice-Diretor Prof. João Batista Padilha Junior

Gestão 2010 – 2014


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR