Ciência e Tecnologia

Fundador do movimento Software Livre fará palestra na UFPR no dia 2 de junho

Helen Mendes     23 de maio de 2017 - 10h11

O ativista americano falará sobre liberdade no uso de programas de computador. Imagem: Thesupermat via Wikimedia Commons

Richard Stallman, fundador do movimento Software Livre, do Projeto GNU e da Free Software Foundation (FSF), vem a Curitiba para uma palestra na UFPR, no dia 2 de junho, às 17 horas, no Setor de Ciências Sociais Aplicadas.

O ativista americano, conhecido pelas suas iniciais “rms”, é uma das pessoas mais proeminentes do movimento Software Livre, que pretende garantir as liberdades do usuário de software de executar, estudar e modificar o software, para redistribuir cópias, com ou sem alterações.

Stallman também é pioneiro do conceito de copyleft, que usa princípios das leis de direito autoral para preservar o direito de usar, modificar e distribuir software livre.

Com o tema “Free Software and Your Freedom”, Stallman vai falar sobre como o Movimento Software Livre luta pela liberdade do usuário de controlar ​a sua própria maneira de usar programas de computador, e sobre como o sistema operacional GNU, tipicamente usado em conjunto com o kernel Linux, foi desenvolvido especificamente para tornar essas liberdades possíveis.

Os organizadores lançaram uma campanha de financiamento coletivo para ajudar no aluguel de uma cabine de tradução e na contratação de tradução simultânea para a palestra, que será em inglês.

A palestra é aberta ao público em geral, e as inscrições são gratuitas.

O evento é organizado pela Comunidade Curitiba Livre, pelo Centro de Estudos de Informática da UFPR (CEI), e pelo Departamento de Informática da UFPR (DInf), com patrocínio do Centro de Computação Científica e Software Livre da UFPR (C3SL).

Os jornalistas interessados em entrevistar o palestrante devem entrar em contato com a Superintendência de Comunicação da UFPR pelo telefone (41) 3360-5007 até o dia 29 de maio.

Palestra de Richard Stallman
Data: 2 de junho
Horário: 17:00
Local: Auditório Prof. Ulysses de Campos – Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR