+ UFPR

Últimas notícias...

Histórico de notícias

Repositório Digital Institucional da UFPR é o sexto maior do mundo, aponta ranking

Jéssica Tokarski     13 de fevereiro de 2017 - 8h46

A Biblioteca Digital de Eventos Científicos, criada em 2015, faz parte do Repositório Digital Institucional. Foto: Samira Chami Neves/ Sucom

O Repositório Digital Institucional da UFPR (RDI/UFPR) é o sexto maior do mundo em número de páginas indexadas pelo Google, segundo o Webometrics, ranking internacional que afere a presença e relevância da produção científica e acadêmica na internet. O acervo da UFPR está disponível para a comunidade acadêmica e o público externo desde 2004 e hoje possui mais de 50 mil itens de material bibliográfico técnico-científico.

O ranking Webometrics é elaborado pelo Cybermetrics Lab, grupo de pesquisa pertencente ao Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), o maior órgão público de pesquisa na Espanha. Engloba repositórios, periódicos e portais pertencentes a universidades no mundo todo. As informações são apresentadas por países, continentes e blocos geográficos.

O Repositório Digital  da UFPR é uma extensão das bibliotecas do Sistema de Bibliotecas (SiBi) da universidade e foi criado como resultado de um projeto de pesquisa do Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL). Trata-se de um serviço que coleta, preserva e distribui material digital. Repositórios são ferramentas importantes para preservar o legado de uma organização, facilitando a preservação digital e a comunicação acadêmica.

O RDI/UFPR é composto por bibliotecas e coleções digitais e, desde sua concepção, adota um modelo de utilização de software livre, com código aberto e de publicação e acesso livres e gratuitos.

Além disso, a ferramenta usa três diferentes softwares para seu gerenciamento, que variam conforme a modalidade do material. O Dspace, que foi analisado para a elaboração do ranking, gerencia eletronicamente teses, dissertações, vídeos, trabalhos de especialização e de graduação, livros, relatórios, entre outros. Já o Open Journal System (OJS) administra as revistas eletrônicas, enquanto a Biblioteca Digital de Eventos Científicos -Open Conference Systems (OCS), criada em 2015-  realiza o gerenciamento dos eventos técnicos-científicos como conferências, simpósios, seminários e outros.

De acordo com a coordenadora do Repositório Digital da UFPR, Ligia Setenareski, todas as espécies de itens podem ser incluídas no acervo e a maioria deles está vinculada ao material já existente em meio físico nas bibliotecas da instituição. “Esta vinculação é feita por meio do Software de Gerenciamento do Acervo mantido pelo SiBi/UFPR. Entretanto, existem coleções temáticas, ou seja, compostas por itens que não têm sua vinculação com os do acervo físico do SiBi/UFPR, como os arquivos do Projeto Recursos Educacionais Abertos (REA) e Práticas Educacionais Abertas (PEA) e a Comissão da Verdade UFPR”, explica.

A inclusão de elementos no acervo é feita por servidores do SiBi/UFPR ou, quando o item não tem vinculação com o acervo físico, a publicação é submetida ao RDI, normalmente pelo próprio autor após passar por análise.

Com base em dados coletados em janeiro desse ano, a média de acessos mensais ao repositório passa de 11 milhões, chegando a mais de 130 milhões de visualizações anuais.

Segundo Ligia, essa ferramenta permite a avaliação da universidade e dá um retorno de como a instituição é vista no mundo acadêmico. “O RDI/UFPR aumenta o impacto da UFPR. Ele permite a quantificação da produção científica local, além de proporcionar a visibilidade mundial desta produção e do seu impacto na comunidade científica, principalmente quanto às teses e dissertações e revistas da UFPR”, conclui.