Ciência e Tecnologia

Reitora em exercício recebe comitiva de universidade alemã parceira da UFPR

Superintendência de Comunicação Social     19 de setembro de 2017 - 17h36

Foto: Leonardo Bettinelli

Uma delegação da universidade Technische Hochschule Ingolstadt, da Alemanha, fez nesta terça-feira (19) uma visita à reitora em exercício da UFPR, Graciela Bolzón de Muniz. O encontro fortalece a parceria entre as universidades, que existe desde 2011, quando foi assinado um acordo de cooperação. A comitiva alemã é integrada pelos professores Werner Hubner e Harald Gölinger e pela gerente do projeto Aware na Alemanha, Anne-Sophie Lohmeier.

O projeto Aware existe desde 2013, com a cooperação entre a UFPR, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a universidade alemã Technische Hochschule Ingolstadt. As atividades incluem projetos de pesquisa no mestrado e intercâmbio de professores entre as universidades nas áreas da engenharia automotiva internacional, engenharia elétrica e engenharia mecânica.

Para o coordenador de Políticas Linguísticas junto à Agência UFPR Internacional, Luiz Gardenal, a visita significa que a parceria será duradoura. “Em retribuição à visita realizada lá, o encontro de hoje visa estreitar laços em pesquisa, sobretudo na área da engenharia elétrica e mecânica”, comenta.

Durante os quatro anos do projeto, cerca de 400 alunos já fizeram intercâmbio entre as universidades e puderam realizar suas pesquisas no outro país. “É um número bem expressivo. De concreto, temos aqui na UFPR um programa de duplo diploma. O aluno entra no mestrado em Engenharia Elétrica ou Mecânica e faz a pesquisa na Alemanha”, conta o professor Ewaldo Mehl, coordenador do Aware na UFPR.

Em março deste ano, o diretor da Agência UFPR Internacional, professor André de Macedo Duarte, foi à Alemanha e assinou outro acordo entre as universidades, dessa vez para o doutorado. Já há um aluno fazendo intercâmbio para a Alemanha nesta modalidade.

A reitora em exercício, Graciela Bolzón de Muniz, destacou a importância destas parcerias para a formação dos alunos. “Curitiba tem o segundo maior parque automotivo do País. Temos que estar preparados para atender. Essa parceria é importante nesse sentido, já que é uma cooperação de longo tempo”.