Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Reitora em exercício recebe comitiva de universidade alemã parceira da UFPR

Superintendência de Comunicação Social     19 de setembro de 2017 - 17h36

Foto: Leonardo Bettinelli

Foto: Leonardo Bettinelli

Uma delegação da universidade Technische Hochschule Ingolstadt, da Alemanha, fez nesta terça-feira (19) uma visita à reitora em exercício da UFPR, Graciela Bolzón de Muniz. O encontro fortalece a parceria entre as universidades, que existe desde 2011, quando foi assinado um acordo de cooperação. A comitiva alemã é integrada pelos professores Werner Hubner e Harald Gölinger e pela gerente do projeto Aware na Alemanha, Anne-Sophie Lohmeier.

O projeto Aware existe desde 2013, com a cooperação entre a UFPR, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a universidade alemã Technische Hochschule Ingolstadt. As atividades incluem projetos de pesquisa no mestrado e intercâmbio de professores entre as universidades nas áreas da engenharia automotiva internacional, engenharia elétrica e engenharia mecânica.

Para o coordenador de Políticas Linguísticas junto à Agência UFPR Internacional, Luiz Gardenal, a visita significa que a parceria será duradoura. “Em retribuição à visita realizada lá, o encontro de hoje visa estreitar laços em pesquisa, sobretudo na área da engenharia elétrica e mecânica”, comenta.

Durante os quatro anos do projeto, cerca de 400 alunos já fizeram intercâmbio entre as universidades e puderam realizar suas pesquisas no outro país. “É um número bem expressivo. De concreto, temos aqui na UFPR um programa de duplo diploma. O aluno entra no mestrado em Engenharia Elétrica ou Mecânica e faz a pesquisa na Alemanha”, conta o professor Ewaldo Mehl, coordenador do Aware na UFPR.

Em março deste ano, o diretor da Agência UFPR Internacional, professor André de Macedo Duarte, foi à Alemanha e assinou outro acordo entre as universidades, dessa vez para o doutorado. Já há um aluno fazendo intercâmbio para a Alemanha nesta modalidade.

A reitora em exercício, Graciela Bolzón de Muniz, destacou a importância destas parcerias para a formação dos alunos. “Curitiba tem o segundo maior parque automotivo do País. Temos que estar preparados para atender. Essa parceria é importante nesse sentido, já que é uma cooperação de longo tempo”.

 


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR