Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Reitor prestigia Festival das Interações Culturais e Humanísticas do Setor Litoral

Superintendência de Comunicação Social     7 de dezembro de 2017 - 17h53

A edição deste semestre do Festival das Interações Culturais e Humanísticas (FICH) reuniu 24 grupos que desenvolveram coletivamente suas atividades. O evento foi prestigiado pelo reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, e pelo diretor de apoio aos campi avançados, Helton José Alves.

“A vitalidade e a energia dessa proposta pedagógica são diferenciadas. Ela tem que ser cuidada e adubada, pois é motivo de alegria e satisfação peculiares. Parabéns pelas atividades de vocês”, disse o reitor, destacando que a proposta pedagógica do Setor enriquece a UFPR como um todo. “É uma proposta em que devemos investir e valorizar”, finalizou o reitor.

O reitor recebeu dos integrantes da atividade InclusICH, que tratou da inclusão de pessoas com deficiência. Foto: Divulgação Litoral UFPR

Helton Alves destacou a diversidade da UFPR e as características marcantes do Setor Litoral. Segundo ele, eventos como o Fich são exemplos de trans e interdisciplinaridade. “Foi muito bom perceber de perto o potencial do Setor Litoral, ver que suas potencialidades realmente se concretizam”, afirmou o diretor.

Após falar com os participantes, o reitor recebeu dos integrantes da atividade InclusICH, que tratou da inclusão de pessoas com deficiência, o documento produzido durante o semestre, que aponta as necessidades de adaptação do campus para que ele se torne acessível a todos. Fonseca foi convidado a circular pelo campus em uma cadeira de rodas, enquanto Alves fez o mesmo usando uma venda nos olhos.

As Interações Culturais e Humanísticas (ICHs) são um dos eixos pedagógicos do Setor Litoral e atividade curricular de todos os universitários. As Interações aconteceram todas as quartas-feiras ao longo do ano, quando os estudantes e docentes interessados em uma mesma temática encontravam-se para refletir e vivenciar a respeito do tema.

Nesta, 14ª Fich, o vice-diretor do Setor, Luiz Eduardo Thomassim, fez a abertura do evento e conduziu a apresentação pública das atividades. Também esteve presente o diretor setorial, Renato Bochicchio, para quem o Fich é um momento peculiar de promoção da cultura, arte, ciência e cidadania entre os estudantes e a comunidade local.

O evento foi encerrado com a encenação da peça teatral Conto das Contas, produzido pelo programa de extensão Labmóvel.

 


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR