Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Reitor da UFPR discute em Brasília orçamento de 2013/2014 para as Ifes

Celsina Favorito     20 de junho de 2013 - 15h26

Foto: Assessoria de Imprensa Andifes

Para definir diretrizes visando a aplicação da matriz de orçamento e custeio de capital das instituições federais de ensino superior (Ifes), o reitor da UFPR Zaki Akel Sobrinho participou, no último dia 18, em Brasília, de uma reunião com o secretario executivo do MEC, Henrique Paim. O dirigente da UFPR, que também preside a Comissão de Orçamento da Associação Nacional dos Dirigentes das Ifes, discutiu a elaboração do orçamento 2013/2014.

Zaki Akel comentou a possibilidade de um aumento no repasse financeiro para as instituições federais de ensino. Recursos para a elevação da verba deverão ter origem no reajuste da inflação e os novos recursos provavelmente serão destinados ao Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).

O presidente da Comissão de Orçamento da Andifes comentou também que durante a CXXII reunião ordinária do Conselho Pleno da Andifes, realizada no último dia 12, na Universidade Federal de Minas Gerais, o secretário de Educação Superior do MEC, Paulo Speller, apresentou aos reitores o encaminhamento das demandas das universidades federais.

Apoios financeiros

Segundo Speller, o MEC vai assegurar os compromissos firmados, em fevereiro, com cada reitor, e garantirá todos os investimentos nas universidades federais. Entre as solicitações pontuadas pelo secretário, está o apoio à pós-graduação por meio do PAPG, a institucionalização do ensino a distância (EaD), criação de cargos para professor, ampliação do quadro técnico-administrativo, análise dos recursos financeiros e revisão dos planos de ampliação, como o Reuni.

Durante a reunião ordinária do Conselho Pleno da Andifes, foi repassada aos reitores a tramitação do Código de Ciência e Tecnologia (PL nº 21.77/11), que está sob relatoria do deputado Sibá Machado (PT-AC), e informados os encaminhamentos do decreto que regulamentará a Lei das Fundações. Foi detalhada aos dirigentes, a reunião com o deputado Antônio Balhmann (PSB-CE), relator da Medida Provisória 614/2013, que trata da carreira docente, e apresentadas às mudanças que são necessárias ao texto da MP.

Lei orgânica

Os reitores decidiram também que será feita uma atualização da Lei Orgânica das universidades públicas federais, e que este documento será apresentado como subsídio para o Ministério da Educação e para o parlamento, principalmente no que se tratar de autonomia universitária. De acordo com a Comissão de Autonomia da Andifes, os dirigentes terão até 1º de julho para encaminhar suas sugestões.

Na reunião de colegiado em Minas Gerais, também foi apresentada a programação do III Encontro Internacional de Reitores do Universia 2014, que será realizado no Rio de Janeiro, em julho. O evento abordará desafios culturais, políticos e econômicos com que se deparam as universidades em todo mundo.

O encontro de dirigentes na UFMG reuniu representantes de 42 universidades federais e pró-reitores presidentes do Colégio de Pró-Reitores de Graduação das Ifes (Cograd), Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Ifes (Copropi) e do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace).

Celsina Favorito, com informações da Ascom/Andifes.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR