Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Reforma política é tema do UFPR Pensando o Brasil nesta terça-feira

Jéssica Tokarski     16 de outubro de 2017 - 10h44

A reforma política será o tema da quarta edição do UFPR Pensando o Brasil, ciclo de debates que a Universidade Federal do Paraná promove para aprofundar a discussão sobre assuntos relevantes da agenda nacional. O encontro, aberto ao público, acontecerá nesta terça-feira,  17 de outubro, às 19 horas, no Salão Nobre do Setor de Ciências Jurídicas e vai reunir debatedores especialistas na matéria.

Para debater o assunto, foram convidados José Antônio Lavareda, Paulo Peres e Luciana Veiga. Também participarão do encontro Bruno Bolognesi, como mediador, e Eneida Desiree Salgado, como apresentadora.

José Antônio Lavareda é doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), advogado e jornalista. É presidente do Conselho Científico do IPESPE (Instituto de Pesquisa), fundador do NeuroLab (Laboratório de Neurociência Aplicada) e professor colaborador da Pós-Graduação em Ciência política da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Lavareda é pioneiro no Brasil nos estudos teóricos e na utilização de ferramentas de Neuropolítica.

Paulo Peres é doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Programa em Pós-Graduação em Ciência Política na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e diretor da Regional Sul da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP). Peres atuou na área de instituições políticas brasileiras, partidos e sistemas partidários, metodologia e epistemologia da Ciência política e Teorias da Democracia.

Luciana Veiga é doutora em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) e pós-doutora em Ciência Política pela Universidade da Califórnia – Irvine. É professora associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UNIRIO e atua como pesquisadora colaboradora no Laboratório de Comunicação Política e Opinião Pública do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP).

O mediador, Bruno Bolognesi, é doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política na Universidade Federal do Paraná, pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Sociologia Política Brasileira (NUSP/UFPR) e do Núcleo de Estudos dos Partidos Políticos Latino-Americanos (NEPLA/UFSCar). Seus principais temas de pesquisa são: partidos políticos, seleção de candidatos, recrutamento político, organização partidária e sistemas partidários.

A apresentadora, Eneida Desiree Salgado, é doutora em Direito do Estado, com estágio de pós-doutoramento na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), professora de Direito Constitucional e de Direito Eleitoral na UFPR, líder do Núcleo de Investigações Constitucionais, coordenadora do Política Por/De/Para Mulheres e tutora do Programa de Educação Tutorial  de Direito.

O próximo debate está agendado para 21 de novembro e aborda o tema Violência de Gênero. Veja a programação aqui.

UFPR Pensando o Brasil Reforma Política

Data: 17 de outubro de 2017

Horário: 19h

Local: Salão Nobre do Setor de Ciências Jurídicas (Prédio Histórico da UFPR)

Convidados confirmados:

Apresentadora: Eneida Desiree Salgado (UFPR)

Debatedores: Luciana Veiga (UNIRIO), Paulo Peres (UFRGS) e José Antonio Lavareda (UFPE)

Mediador: Bruno Bolognesi (UFPR)


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR