+ UFPR

Redução do valor no RU e novo Sistema de Progressão Docente estão entre os avanços para servidores e professores

Superintendência de Comunicação Social     20 de abril de 2017 - 15h03

Desde fevereiro, os servidores técnico-administrativos da UFPR pagam menos para se alimentar nos restaurantes da instituição. A redução nos valores das refeições era uma reivindicação da categoria, que foi atendida pela Reitoria como parte de um conjunto de medidas voltadas para a comunidade universitária.

Com a redução, o preço do café da manhã para os servidores passou de R$ 3,50 para R$ 2,50, e o do almoço e do jantar, de R$ 6,00 para R$ 4,50.

Outro avanço importante, neste caso para os professores, foi a conclusão do novo Sistema de Progressão Docente, apresentado pelos técnicos do Centro de Computação Eletrônica (CCE) da UFPR para a equipe da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), responsável pela homologação.

Quando for homologado, o sistema possibilitará aos professores da UFPR executar – por meio eletrônico – todas as operações relativas aos seus pedidos de progressão na carreira docente (abertura do processo, busca de informações, cálculo dos seus pontos e até a inclusão de documentos externos).

Para o professor Egon Walter Wildauer, responsável pela Governança da Tecnologia da Informação da UFPR, a ferramenta garantirá que a CPPD tenha mais tempo para analisar os pedidos dos professores. “O sistema tornará o processo mais ágil, permitirá uma auditoria mais acurada e poderá ser feito em qualquer local e em várias plataformas, como os telefones celulares”, comentou.

Para ter acesso à ferramenta, que deverá ser implantada nas próximas semanas, os professores precisarão apenas fazer o login no portal – o mesmo utilizado na intranet da universidade- que será informado pela CPPD . No portal, haverá ainda um guia para os usuários do sistema, facilitando sua utilização.

Liderada pelo diretor do CCE, Valmir Antunes Pereira, a equipe que apresentou a ferramenta foi formada pelos técnicos Sedimar Antonio Bortolin (coordenador da Divisão de Sistemas de Informação), Antonio Rodrigues Barros e Eduardo Andrino Nogueira (responsáveis pelo desenvolvimento da ferramenta).

A Reitoria também vem mantendo diálogo constante com as entidades representativas de professores e servidores técnico-administrativos, para ouvir sugestões e reivindicações das duas categorias. O reitor Ricardo Marcelo Fonseca já recebeu representantes da  da Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná(APUFPR-SSind), do Sinditest e do Sindicato Nacional dos Técnicos de Nível Superior das Ifes (Atens).