Extensão e Cultura

PRPPG promove workshop de capacitação para cooperação com Reino Unido

Jéssica Tokarski     6 de dezembro de 2017 - 11h45

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade Federal do Paraná promove, entre quarta (6) e sexta-feira (8), o Workshop Researcher Connect, com o objetivo de contribuir para a capacitação de pesquisadores para a cooperação com o Reino Unido.

O foco do curso é a pesquisa colaborativa e o fomento, e terá os seguintes módulos: Foundation Module, Abstracts, Persuasive Proposal (first and second half) e Academic Collaboration (first and second half).  A britânica Lucy Kender e a brasileira Fernanda Rodrigues são as responsáveis por ministrar o workshop. Ambas são representantes do British Council – organização internacional para relações culturais e oportunidades educacionais que promove cooperação entre o Reino Unido e o Brasil nas áreas de língua inglesa, artes, esportes e educação.

A coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia da PRPPG, Ana Sofia D´Oliveira, destaca que o evento oferece um treinamento na elaboração de propostas competitivas. “O workshop aborda a maneira de formular uma proposta para que ela chame mais atenção. Esta é a primeira de outras oficinas que estamos programando no sentido de capacitar nossos pesquisadores para elaborar projetos internacionais”.

Abertura do Workshop Researcher Connect. Foto: Marcos Solivan

Participam do workshop 25 professores da universidade vinculados a diferentes cursos de pós-graduação stricto sensu. Segundo Ana, a organização fez um esforço para reunir representantes do maior número de cursos possível, para que eles sejam multiplicadores desse conhecimento.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Francisco de Assis Mendonça, salienta que esta oficina faz parte de diversas iniciativas que a unidade tem tomado para reforçar a internacionalização institucional da universidade. Ele conta que nesta quinta-feira (7) haverá um encontro, em Brasília, com representantes da Alemanha para tratar sobre um programa internacional de mudanças climáticas e resíduos sólidos. Na sexta-feira (8), serão realizadas reuniões no Ministério das Relações Exteriores, das quais vão participar diversas universidades que têm propostas de cooperação com países como Suécia, França e Inglaterra.