Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

Provar-UFPR oferece 344 vagas para graduados há pelo menos dois anos, quem busca nova habilitação e ex-alunos

Superintendência de Comunicação Social     6 de novembro de 2017 - 16h42

Com a publicação de três editais do Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar) da UFPR, nesta segunda-feira (6), está aberta a oportunidade para que os candidatos externos concorram a 344 vagas de graduação na universidade, das quais 208 de cursos no campus em Curitiba, 49 em Jandaia do Sul, 50 em Matinhos, 23 em Palotina e 14 em Pontal do Paraná.

Os editais contemplam candidatos que estão nas seguintes situações: graduados há pelo menos dois anos (aproveitamento de curso superior), que poderão concorrer a 130 vagas; graduados que procuram outra habilitação no seu curso (complementação de estudos), modalidade com 130 vagas; e ex-alunos da UFPR que não concluíram o curso (reintegração de ex-aluno), com 84 vagas.

No caso das modalidades de aproveitamento de curso superior e de complementação de estudos, podem participar da seleção graduados em quaisquer cursos reconhecidos.

As inscrições podem ser feitas até as 23 horas do dia 27 de novembro e as taxas custam de R$ 80 a R$ 160. A seleção terá como base a análise do histórico escolar de graduação.

Editais preveem análise de histórico escolar para preencher vagas na graduação. Foto: Samira Chami Neves, 18/8/2016

Isenção de taxa

Inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal e pessoas que, cumulativamente, têm renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e concluíram ensino médio em escola pública ou como bolsista de escola privada podem pedir isenção da taxa (formulário aqui).

Os prazos para isso são até o dia 8 para inscritos no CadÚnico ou até o dia 17 para os demais candidatos de baixa renda.

As inscrições devem ser feitas nos sites próprios de cada edital, com links no site do Provar-UFPR.

Documentação

Para completar a inscrição, também será preciso entregar pessoalmente (ou por procuração) a seguinte documentação: formulário de inscrição impresso, cópia de identidade, original com cópia simples ou cópia autenticada do histórico escolar da graduação e do diploma em curso reconhecido (quando preciso).

Os prazos para entrega serão definidos por curso e serão divulgados até o dia 30 de novembro no site do Provar-UFPR. É possível adiantar que os locais para entrega serão nos setores de atendimento acadêmico do campus desejado.

Confira abaixo as vagas, de acordo com cada edital (a distribuição é definida pelas coordenações dos cursos):

Processo seletivo

A classificação dos candidatos nas três modalidades terá relação com a carga horária integralizada (disciplinas aprovadas) no curso para o qual o candidato se inscreveu. A comprovação dessa carga horária será feita por análise do histórico escolar. Se for necessário desempate, haverá critérios específicos definidos em cada edital, tais como ser graduado na UFPR ou possuir menor número de reprovações.

Um alerta a interessados nas vagas de ex-alunos da UFPR: para serem computadas, as disciplinas precisam ter sido concluídas após 19 de fevereiro de 2008, segundo a Resolução 92/2013, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), e a Instrução Normativa 1/2014 da Pró-reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd).

Outros editais do ano

O Provar-UFPR divulgou em setembro outros dois editais, voltados para transferência externa (alunos de outras instituições) e reopção de curso (alunos da UFPR).

No caso da transferência externa, 126 vagas foram disponibilizadas nos campi de Curitiba, Palotina, Jandaia do Sul e no Setor Litoral. As provas foram realizadas no dia 15 de outubro e a previsão é de que a lista de classificados na prova seja divulgada em 5 de janeiro de 2018. Depois disso, os candidatos considerados aptos a prosseguir no processo seletivo serão avaliados quanto a outros critérios estabelecidos no edital da modalidade, para mais um afunilamento antes do resultado.

Nesse edital, as vagas mais concorridas foram dos cursos de Psicologia (117 candidatos para três vagas) e Ciências Contábeis (59 candidatos para três vagas).

Para a reopção de curso, foram oferecidas 254 vagas a alunos da UFPR que pretendem mudar de curso, em vários campi. O edital com o resultado deve ser divulgado em 27 de novembro.

O critério de seleção também é a carga horária integralizada (disciplinas vencidas) comprovada em histórico escolar. Para concorrer, o aluno precisa estar cursando uma graduação afim ao curso que deseja, segundo o estabelecido pela coordenação do curso e conforme consta no edital da modalidade.

Os cursos mais concorridos foram Direito Noturno (61 inscritos para duas vagas) e Letras – Inglês ou Português com Inglês – Matutino (16 candidatos para uma vaga).

No início de agosto, foi publicado o edital para mudança de turno, habilitação ou campus, também para alunos da UFPR. O resultado foi publicado no dia 25 do mesmo mês.

Por Camille Bropp Cardoso


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR