+ UFPR

Prorrogado concurso que vai premiar pinhas gigantes

Simone Meirelles     20 de abril de 2017 - 14h01

Prof. Zanette (foto Samira C. Neves)

Foi prorrogado até dia 5 de junho o “Concurso da Pinha Gigante”, o evento vai premiar quem trouxer as maiores pinhas. Podem ser apresentadas unidades com mais de cinco quilos e que o concorrente saiba dizer de que árvore foi colhida. A prorrogação foi para evitar a colheita de pinhas verdes.

Promovido pelo Grupo de Estudos para a Valorização da Araucária da UFPR, dirigido pelo professor Flávio Zanette, o concurso tem como objetivo identificar matrizes de alta qualidade. “Queremos evitar que se percam informações sobre essas árvores. Sabendo onde estão, podemos utilizar a tecnologia que dispomos para cloná-las e produzir mudas com a mesma qualidade”, diz ele. “Essa é a melhor forma de preservar as araucárias”, completa.

Para participar, basta levar a pinha até o Departamento de Fitotecnia do Setor de Ciências Agrárias da UFPR (Rua dos Funcionários 1540, Juvevê), das 9 às 12h ou das 14 às 17h, de segunda a sexta-feira. Ela será medida e pesada. Os ganhadores serão premiados com mudas de alta produtividade, vindas do já famoso pinheiro de Caçador (SC), capaz de produzir uma quantidade de pinhas bem superior ao normal todos os anos. O primeiro colocado vai levar 100 mudas, o segundo lugar, 50 mudas e o terceiro lugar, 20 mudas.

O resultado será divulgado no dia 7 de junho.  Para mais informações, basta ligar 3350-5650 ou enviar e-mail para flazan@ufpr.br.