Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Projeto Fazenda na Escola oferece educação ambiental para professores e alunos da rede pública

Simone Meirelles     19 de abril de 2017 - 15h23

 

Professores em aula sobre sementes (fotos Silvano Kruchelski)

Levar o conhecimento sobre terra, plantas e animais para dentro da sala de aula, de forma prática, é o objetivo do projeto “Fazenda na Escola”,  que está começando na Universidade Federal do Paraná. Fruto do trabalho do mestrando Silvano Kruchelski, o projeto de educação ambiental terá duas fases. A primeira será o treinamento de professores da rede pública de ensino e a segunda, a visita dos estudantes à Fazenda do Cangüiri, fica na região de Pinhais e pertence à UFPR.

Dando início ao projeto,  27 docentes de escolas municipais de Curitiba estão frequentando a UFPR para cursos rápidos sobre fisiologia vegetal e fotossíntese, identificação e cultivo de plantas medicinais, agricultura sustentável, morfologia de sementes,  interferência e importância de animais e árvores no ambiente produtivo, produção de hortaliças, hortas e adubação, entre vários outros temas. A ideia é oferecer formação continuada aos professores sobre aspectos básicos do conhecimento sobre a produção de alimentos com sustentabilidade, e sua relação com a vida urbana, possibilitando ao docente levar o conteúdo aprendido para a realidade do ambiente escolar.

Aula na Fazenda do Canguiri (foto Silvano Kruchelski)

A segunda fase, prevista para começar em maio, será com crianças de 8 a 11 anos de 17 escolas de Curitiba selecionadas para participar do projeto. Elas serão levadas para visitas pedagógicas à Fazenda do Canguiri. Com isso, o objetivo é aproximar a criança do meio rural produtivo, para que ela tenha contato com os processos primários de produção de alimentos. Os estudantes poderão observar a criação de animais (ovelhas, gado, aves), agricultura orgânica, integração entre lavoura-pecuária e floresta, os tratores e funcionários trabalhando. Estão previstas 34 visitas, com 30 a 40 crianças por viagem.

Ao final do projeto, que deve terminar em setembro, Silvano Kruchelski irá analisar os resultados. O material deverá ser utilizado em sua dissertação em Produção Vegetal na UFPR, que tem como tema “Avaliação do Impacto Educacional em Professores e Alunos do Ensino Fundamental Através do Projeto Fazenda na Escola”.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR