Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Projeto de extensão torna o aprendizado da Física mais atraente para crianças e adolescentes

Superintendência de Comunicação Social     18 de abril de 2017 - 17h00

 

O ensino da Física muitas vezes não é considerado atraente por alunos do ensino fundamental e médio. Um projeto de extensão da UFPR procura contribuir para tornar o aprendizado mais fácil e prazeroso, por meio de experimentos e da interatividade. Trata-se do Física Brincando e Aprendendo (Fibra), que é aberto para qualquer interessado, mediante agendamento.

O espaço que abriga o projeto, localizado no antigo RU do Centro Politécnico, recebe anualmente cerca de 7 mil estudantes, a maioria de escolas públicas. “Esse projeto é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e existe desde 1998, época em que eu era aluno da UFPR”, conta o coordenador do Fibra, professor José Pedro Serbena, do Departamento de Física

A intenção do projeto é a divulgação da ciência para crianças e adolescentes, além de proporcionar aos visitantes a interatividade e a familiaridade com os experimentos, muitos deles relacionados com situações do cotidiano, o que facilita o entendimento. As demonstrações envolvem fenômenos físicos como atividades de Mecânica; ondas de calor; magnetismo e óptica. E ainda mais experiências como o Lupping – um demonstrador de energia potencial e cinética; um mecanismo gerador de energia elétrica; o Arco Voltaico; um instrumento que reproduz o princípio da solda elétrica; o semi-espelho; uma oficina de eletromagnetismo; um aparelho que proporciona ilusão de ótica e outras.

De acordo com Serbena, o projeto também beneficia os alunos da UFPR que participam do Fibra como bolsistas e voluntários. “São eles que demonstram e até desenvolvem muitas das experiências, o que também colabora para a formação”, afirma o professor. De acordo com ele, as atividades do Fibra estimulam o raciocínio lógico e a capacidade de observação. “É uma maneira de mostrar que a Física pode ser interessante e divertida”, afirma.

As visitas podem ser agendadas pelo e-mail fibraufpr@gmail.com ou fibra@fisica.ufpr.br.

Astronomia

Ao visitarem o Fibra, os alunos também têm contato com outro projeto: Observações e Divulgações de Astronomia, o Astro, coordenado pelo professor Dietmar William Foryta. Juntos, Fibra e Astro compõem o Centro de Divulgação em Física da UFPR,que tem à frente o professor Irineu Mazzaro.

Na área da Astronomia são demonstrados modelos análogos ao Sistema Solar; as fases da Lua; as estações do ano e outros conteúdos. “Os dois projetos são interativos e se articulam com a mesma finalidade”, ressaltou o professor Irineu Mazzaro. Os visitantes também têm acesso ao Planetário, localizado no mesmo espaço, onde podem ser observadas imagens de constelações, galáxias, chuva de meteoros e outros fenômenos.

“A ideia é expandir este atendimento especializado para um público cada vez maior e  modificar o processo educacional baseado em livros”, diz o professor Serbena.

 


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR