Ensino e Educação

Projeto da UFPR proporciona acesso a documentos e informações sobre a Reforma Luterana

Superintendência de Comunicação Social     6 de novembro de 2017 - 9h58

Em celebração aos 500 anos da Reforma Luterana, a iniciativa dokumente.ufpr.br e o projeto dbp digital – ambos com participação da Universidade Federal do Paraná – em parceria com o Instituto Histórico IELB de Porto Alegre, proporcionam acesso a documentos e informações sobre as comemorações que aconteceram no Brasil em 1917, por ocasião dos 400 anos da Reforma.

A iniciativa dokumente.br ocupa-se de acervos brasileiros em língua alemã que até o presente não foram suficientemente pesquisados. Tal material, que se encontra em museus, bibliotecas, arquivos e coleções particulares, tem grande relevância histórico-cultural e literária, mas seu potencial como objeto ou fonte de pesquisas permanece ainda quase inexplorado. A iniciativa oferece, dessa forma, uma importante contribuição a estudos no âmbito da Germanística realizados em países não germanófonos.

O projeto dbp digital (Imprensa de Língua Alemã no Brasil) é parte desta iniciativa e visa descobrir, preservar, digitalizar e disponibilizar publicações em língua alemã no Brasil. A equipe do projeto é formada por membros científicos, administrativos, servidores técnicos e alunos de mestrado e graduação da UFPR. Os integrantes trabalham sob um eixo interdisciplinar que congrega as áreas de Letras, Informática, Gestão da Informação / Biblioteconomia, Processamento de Imagens e Design.

O material pode ser acessado por meio deste link. Na Hemeroteca Digital de Periódicos, encontram-se cinco edições especiais do Evangelisch-Lutherisches Kirchenblatt für Süd-Amerika.