Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Últimas notícias...


Histórico de notícias

Programa de Extensão Plantas Medicinais da UFPR festeja 20 anos com ampla participação da comunidade de Palotina

Superintendência de Comunicação Social     7 de julho de 2017 - 18h35

 

O programa tem ampla participação da comunidade e objetiva difundir o uso correto das plantas medicinais no Oeste do Paraná e colocar em prática o elo entre ensino, pesquisa e extensão. Imagem; Campus Palotina.

O Programa de Extensão Plantas Medicinais da UFPR está completando 20 anos de existência. Desde 1996, o projeto estimula a troca de conhecimentos sobre plantas medicinais entre os acadêmicos do Setor Palotina e a comunidade. Atualmente, o programa conta com a participação de 18 alunos e seis professores dos cursos Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. Anos se passaram, mas o objetivo é o mesmo: difundir o uso correto das plantas medicinais no Oeste do Paraná e colocar em prática o elo entre ensino, pesquisa e extensão da universidade.

Da iniciativa da professora-doutora Bettina Monika Ruppelt, as raízes do programa de extensão ganharam vida no ano de 1996. A dedicação da farmacêutica industrial e primeira coordenadora deu ao projeto um fôlego para crescer na universidade. De início, as atividades desenvolvidas eram voltadas ao ensino do cultivo e forma correta de preparo das plantas medicinais com finalidades terapêuticas para crianças e adolescentes, produtores rurais e idosos.

Interdisciplinaridade

Completando 20 anos em 2017, o programa conta com estudantes dos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. A interdisciplinaridade é um orgulho para as professoras e professores que coordenam o programa. Segundo a coordenadora do programa de extensão, Patrícia da Costa Zanetti, participantes de diferentes cursos facilita a abrangência do conhecimento que é ensinado para a comunidade. “Se o programa faz sucesso e é referência na comunidade, se deve a esse aspecto interdisciplinar”, comenta.

As atividades atuais do programa são oficinas semanais em um Centro de Educação Integral, com crianças de 6 a 12 anos, para ensinar sobre o uso correto das plantas medicinais por meio de jogos didáticos e gincanas. Também realiza palestras e distribuição de material informativo no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), de Palotina, e em eventos que a comunidade convida, como o “Dia de Campo da C.Vale Cooperativa Agroindustrial”.

A comemoração do aniversário do Programa de Extensão Plantas Medicinais acontece por meio das atividades que os participantes desenvolvem, semana a semana, em um empenho da equipe para aproximar a Universidade da comunidade. Para Patrícia, a população está mais consciente ao uso de plantas medicinais, e isso beneficia o programa. “A comunidade tem se interessado mais e o programa acaba orientando, tanto que estamos sendo procurados por eles. Esse é o saldo positivo do trabalho”.

Para quem se interessar em conhecer um pouco das atividades do programa de extensão, o horto é aberto à comunidade. Os alunos extensionistas oferecem visitas diárias para qualquer pessoa que se interessar e também cultivam plantas medicinais para o preparo mensal de 150 mudas. Esse espaço é base de estudos no curso de Agronomia, prova de que o Programa de Extensão Plantas Medicinais está no Horto, nas oficinas e palestras promovidas e na sala de aula da universidade.

 


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR