Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Professores da educação básica terão espaço exclusivo na UFPR: Cursos e Profissões

Jéssica Tokarski     22 de agosto de 2017 - 13h12

A 15ª edição da UFPR: Cursos e Profissões tem uma novidade voltada aos professores da educação básica que vão acompanhar os seus alunos na visitação: uma sala especial destinada a recepcioná-los e a divulgar os cursos de formação oferecidos pela Universidade Federal do Paraná.

A “sala do professor” tem a proposta de acolher esse personagem que é peça fundamental na Feira de Cursos e Profissões, disponibilizando um espaço confortável para que os professores possam sentar, tomar café e, ao mesmo tempo, conhecer as ações da UFPR voltadas para a formação de professores.

Atualmente, a Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD) da instituição tem uma Coordenação de Formação de Professores (COPEFOR) que oferece três programas em que participam diretamente professores da Educação Básica: o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e o Programa Licenciar. Todos voltados ao desenvolvimento e à qualificação desses profissionais.

O Pró-Reitor de Graduação e Educação Profissional, Eduardo Barra, conta que o espaço é uma forma de convidar os professores para que façam a sua segunda licenciatura ou que participem como colaboradores nas ações do PIBID e do Licenciar. “Como qualquer outro profissional, o professor não pode se acomodar com aquilo que aprendeu na graduação. Ele precisar introduzir aos seus alunos o mundo do conhecimento e também precisa ser um exemplo que está constantemente em busca de novas perspectivas e ampliando seu horizonte conceitual e teórico, tanto na sua área de conhecimento específico, quanto na sua prática profissional”, explica.

Além das ações da COPEFOR, os professores que frequentarem a sala terão acesso a um material de divulgação sobre os cursos de pós-graduação stricto sensu voltados à formação de professores. A UFPR possui um conjunto de mestrados profissionais destinados a esse público. “Queremos oferecer aos professores um momento em que eles sejam recepcionados, valorizados e incluídos na Feira, pois eles são parte das pessoas que tornam esse evento possível”, afirma Barra.

O estande “sala do professor” funcionará durante toda a UFPR: Cursos e Profissões no mesmo horário da Feira e terá professores e alunos envolvidos nos programas de formação continuada de professores dando informações e atendendo os profissionais.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR