+ UFPR

Professores da educação básica terão espaço exclusivo na UFPR: Cursos e Profissões

Jéssica Tokarski     22 de agosto de 2017 - 13h12

A 15ª edição da UFPR: Cursos e Profissões tem uma novidade voltada aos professores da educação básica que vão acompanhar os seus alunos na visitação: uma sala especial destinada a recepcioná-los e a divulgar os cursos de formação oferecidos pela Universidade Federal do Paraná.

A “sala do professor” tem a proposta de acolher esse personagem que é peça fundamental na Feira de Cursos e Profissões, disponibilizando um espaço confortável para que os professores possam sentar, tomar café e, ao mesmo tempo, conhecer as ações da UFPR voltadas para a formação de professores.

Atualmente, a Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD) da instituição tem uma Coordenação de Formação de Professores (COPEFOR) que oferece três programas em que participam diretamente professores da Educação Básica: o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e o Programa Licenciar. Todos voltados ao desenvolvimento e à qualificação desses profissionais.

O Pró-Reitor de Graduação e Educação Profissional, Eduardo Barra, conta que o espaço é uma forma de convidar os professores para que façam a sua segunda licenciatura ou que participem como colaboradores nas ações do PIBID e do Licenciar. “Como qualquer outro profissional, o professor não pode se acomodar com aquilo que aprendeu na graduação. Ele precisar introduzir aos seus alunos o mundo do conhecimento e também precisa ser um exemplo que está constantemente em busca de novas perspectivas e ampliando seu horizonte conceitual e teórico, tanto na sua área de conhecimento específico, quanto na sua prática profissional”, explica.

Além das ações da COPEFOR, os professores que frequentarem a sala terão acesso a um material de divulgação sobre os cursos de pós-graduação stricto sensu voltados à formação de professores. A UFPR possui um conjunto de mestrados profissionais destinados a esse público. “Queremos oferecer aos professores um momento em que eles sejam recepcionados, valorizados e incluídos na Feira, pois eles são parte das pessoas que tornam esse evento possível”, afirma Barra.

O estande “sala do professor” funcionará durante toda a UFPR: Cursos e Profissões no mesmo horário da Feira e terá professores e alunos envolvidos nos programas de formação continuada de professores dando informações e atendendo os profissionais.