Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Professora italiana participante de projeto de extensão da UFPR visita a instituição

Jéssica Tokarski     22 de novembro de 2017 - 12h36

A Universidade Federal do Paraná recebeu, nesta quarta-feira (22), a visita da professora Paula Sinibaldi, da Universidade de Roma Tor Vergata (Università degli Studi di Roma “Tor Vergata”), da Itália. As duas instituições têm um Acordo de Cooperação envolvendo o curso de Direito, Nutrição, Educação Física e as áreas de saúde.

Em reunião com a vice-reitora, Graciela Bolzón de Muniz; o diretor da Agência de Inovação UFPR, André Duarte; a professora do Departamento de Nutrição, Regina Maria Vilela; o coordenador de Políticas Linguísticas junto à Agência UFPR Internacional, Luiz Gardenal; e a professora de Patologia Geral e Clínica da Universidade de Roma, Paula Sinibaldi; discutiu-se a renovação do acordo e a inclusão de outras atividades de áreas mais abrangentes e interdisciplinares.

Foto: Vinicius do Prado

Um dos resultados dessa parceria é a campanha “A Comida é Nossa”, iniciativa que faz parte de um projeto de extensão abarcado pelo Departamento de Nutrição da UFPR em conjunto com o Departamento de Biomedicina e Prevenção da universidade italiana. O trabalho resultou em um site, lançado em 2015, que reúne ações que pretendem popularizar o conhecimento científico sobre a relação homem/alimento, destacando a importância do resgate da comida brasileira no combate à obesidade.

Paula destaca que o objetivo do projeto é aproximar a comunidade do mundo científico. “É uma linguagem entre a universidade e a população contendo informações científicas sobre a área da saúde, para que as pessoas possam se atualizar e se informar de forma segura”.

A professora Regina Maria Vilela conta que ao conhecer Paula, descobriram ter em comum a intenção de divulgar para a sociedade as pesquisas científicas da área de saúde. “Ela ficou impressionada com a não exploração adequada da biodiversidade brasileira e o com o alto potencial de prevenção de doenças que ela possui. Juntas decidimos falar sobre isso de uma forma simples”. Segundo Regina, a ideia do acordo é continuar realizando um intercâmbio universal de troca de experiências e conhecimentos entre estudantes e professores.

Confira a página da campanha.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR