Extensão e Cultura

Professora italiana participante de projeto de extensão da UFPR visita a instituição

Jéssica Tokarski     22 de novembro de 2017 - 12h36

A Universidade Federal do Paraná recebeu, nesta quarta-feira (22), a visita da professora Paula Sinibaldi, da Universidade de Roma Tor Vergata (Università degli Studi di Roma “Tor Vergata”), da Itália. As duas instituições têm um Acordo de Cooperação envolvendo o curso de Direito, Nutrição, Educação Física e as áreas de saúde.

Em reunião com a vice-reitora, Graciela Bolzón de Muniz; o diretor da Agência de Inovação UFPR, André Duarte; a professora do Departamento de Nutrição, Regina Maria Vilela; o coordenador de Políticas Linguísticas junto à Agência UFPR Internacional, Luiz Gardenal; e a professora de Patologia Geral e Clínica da Universidade de Roma, Paula Sinibaldi; discutiu-se a renovação do acordo e a inclusão de outras atividades de áreas mais abrangentes e interdisciplinares.

Foto: Vinicius do Prado

Um dos resultados dessa parceria é a campanha “A Comida é Nossa”, iniciativa que faz parte de um projeto de extensão abarcado pelo Departamento de Nutrição da UFPR em conjunto com o Departamento de Biomedicina e Prevenção da universidade italiana. O trabalho resultou em um site, lançado em 2015, que reúne ações que pretendem popularizar o conhecimento científico sobre a relação homem/alimento, destacando a importância do resgate da comida brasileira no combate à obesidade.

Paula destaca que o objetivo do projeto é aproximar a comunidade do mundo científico. “É uma linguagem entre a universidade e a população contendo informações científicas sobre a área da saúde, para que as pessoas possam se atualizar e se informar de forma segura”.

A professora Regina Maria Vilela conta que ao conhecer Paula, descobriram ter em comum a intenção de divulgar para a sociedade as pesquisas científicas da área de saúde. “Ela ficou impressionada com a não exploração adequada da biodiversidade brasileira e o com o alto potencial de prevenção de doenças que ela possui. Juntas decidimos falar sobre isso de uma forma simples”. Segundo Regina, a ideia do acordo é continuar realizando um intercâmbio universal de troca de experiências e conhecimentos entre estudantes e professores.

Confira a página da campanha.