Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Professora Graciela Bolzón de Muniz assume o cargo de vice-reitora da UFPR

Superintendência de Comunicação Social     8 de março de 2017 - 13h47

Foto: Marcos Solivan / Sucom – UFPR.

Numa solenidade marcada pela reafirmação do compromisso com a ética, a transparência e o trabalho coletivo em prol da excelência na universidade, a professora Graciela Bolzón de Muniz tomou posse nesta quarta-feira, 8 de março, como vice-reitora da Universidade Federal do Paraná. Professora da instituição há 23 anos, ela é considerada referência como pesquisadora na área de engenharia florestal e reconhecida por seu trabalho de atração de recursos para a pesquisa na UFPR.

“É um privilégio ter a professora Graciela nos quadros da UFPR como pesquisadora e, agora, como vice-reitora. É um reconhecimento à sua trajetória bela, ilibada e incontestável, construída tijolo por tijolo, de forma tenaz”, disse o reitor Ricardo Marcelo Fonseca em seu discurso, no Teatro da Reitoria da UFPR.

A professora Graciela é aplaudida ao tomar posse como vice-reitora. Foto: Marcos Solivan / Sucom-UFPR.

A vice-reitora foi aplaudida em pé pelos presentes em vários momentos da solenidade. Em seu discurso, ela lembrou a trajetória acadêmica desde o colégio, na Argentina, onde nasceu, até o ingresso na UFPR como professora titular, em 1994, posição em que já publicou mais de uma centena de trabalhos em revistas de impacto e livros. “A UFPR não entrou na minha vida por acaso. Foi acima de tudo o resultado da minha escolha. Ao assumir o cargo de pró-reitora, me sinto feliz e plenamente ciente do tamanho da responsabilidade”, afirmou.

A professora Graciela lembrou sua passagem pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, como coordenadora de pesquisa, entre 2008 e 2016. “Nessa função, em parceria com os pesquisadores, conseguimos, por meio de editais, mais de R$ 70 milhões para fornecer estrutura aos projetos, sempre com transparência e muita correção”, destacou.

Ela ressaltou a importância da criação de parcerias para que a UFPR se consolide como universidade de classe mundial, e defendeu uma extensão socialmente referenciada, a valorização dos servidores técnico-administrativos e docentes e o respeito à diversidade. “A pluralidade de visões não constitui  um problema; pelo contrário, é parte da solução”, disse.

Mulheres

O reitor Ricardo Marcelo Fonseca disse que a posse da professora Graciela no Dia Internacional da Mulher representa uma homenagem e a reafirmação da necessidade de “proscrever da nossa sociedade e da universidade toda forma de violência de gênero”.

Ele destacou que a UFPR, como toda instituição pública ou privada, tem problemas. “Mas, sem diminuí-los, devemos colocar os problemas na sua devida proporção. Somos integrantes de uma instituição grande, um lugar de formação, de cidadania e também de defesa de direitos, alguns facilmente esquecidos no nosso tempo – como o direito à igualdade, às liberdades e garantias individuais inseridas a duras penas na nossa Carta Constitucional”, afirmou o reitor.

O professor Rogério Andrade Mulinari, que ocupou o cargo de vice-reitor nos últimos oito anos, também destacou o papel das mulheres na UFPR, e particularmente o da professora Graciela: “A professora Graciela tem desenvolvido uma gama de projetos e de articulações com o setor produtivo e com agências financiadoras, agregando talentos para constituir grupos de pesquisa mais sólidos e capazes de conquistar apoios e recursos”.

Também participaram da solenidade de posse o ex-reitor da UFPR Zaki Akel Sobrinho; o reitor da PUCPR, Waldemiro Gremski; o cônsul da Argentina em Curitiba, Pedro Ezequiel Marotta; professores, estudantes e servidores técnico-administrativos da UFPR.

Perfil

Graciela Inês Bolzón de Muniz é graduada em Engenharia Florestal pela Universidade Nacional de Santiago del Estero (1977), mestra em Engenharia Florestal pela UFPR (1986), doutora em Engenharia Florestal também pela UFPR (1993) e pós-doutora em Educação à distancia pela UNED-Espanha (2002).

É coordenadora e pesquisadora de projetos nacionais e internacionais, professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Argentina-UNSE, professora titular da UFPR  e coordenadora do Programa de Bioenergia e coordenadora do LabNano-Sisano da UFPR.

Graciela publicou mais de 100 artigos científicos em periódicos indexados. É editora associada, integrante do conselho científico de várias revistas nacionais e internacionais e participante de vários comitês assessores de CAPES, FINEP , CONEAU, entre outros.

Veja todas as fotos no Flickr da UFPR

Assista na UFPR TV:

 


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR