+ UFPR

Professora de Design da UFPR é indicada para premiação nacional

Superintendência de Comunicação Social     25 de outubro de 2017 - 8h52

O Museu da Casa Brasileira divulgou, no último dia 20, os vencedores da trigésima primeira edição do Prêmio Design MCB – o mais tradicional do segmento no País. Dentre os contemplados, a professora da UFPR Dulce Albach foi selecionada para compor a exposição do Prêmio, cuja abertura será no próximo dia 11, em São Paulo.

Dulce participou da categoria Trabalhos Escritos e desenvolveu tese de doutorado na área de Design para Sustentabilidade analisando o setor de embalagens em mercados. Para isso, morou um ano em Portugal. Lá, comparou 26 mercados de pequeno e médio porte (de 100 a 400 m²), realizando 11 visitas e fazendo análises baseadas em sites oficiais e mídias digitais de estabelecimentos brasileiros e de outros países.

Tudo para identificar quais estratégias estes comércios utilizam para vender alimentos sem deixar de lado a responsabilidade ecológica. “Essas lojas oferecem produtos a granel e estimulam os consumidores atrazerem seus recipientes de casa para diminuir o número de embalagens plásticas nos locais”, comenta a professora. Além disso, os mercados valorizam alimentos frescos e orgânicos e possuem um espaço físico que prioriza o aconchego, sem propagandas exageradas e música alta, para que os clientes façam uma compra tranquila e consciente.

Segundo Albach, esse resultado não seria possível sem o apoio da UFPR. “Todo o meu percurso acadêmico foi feito na Universidade. Participei da primeira turma de doutorado em Design da instituição e tive bolsa Capes para estudar em Portugal. Fico feliz de levar o nome da UFPR a um prêmio tão importante quanto esse”, conclui Dulce.

Além da tese da professora, outros dois trabalhos irão compor a exposição na categoria Utensílios/Protótipo:

1)FugereUrbem – kit para atividades na natureza. Autor: Ivo de Morais Jr. Orientador: Adriano Heemann.

2)ColeçãoCasô – Slow Living Moringô. Autores: Ana Carolina Lino Buissa e Heitor Aguiar Bordin. Orientador: Ronaldo Corrêa.

Para acessar a lista completa do Prêmio Design MCB, acesse http://www.mcb.org.br/uploads/post_files/file/59ef71fd50e50a001c000055/RESULTADO_SITE_2017_24_10.pdf. A Tese de Doutorado de Dulce Albach está disponível no Acervo Digital da UFPR http://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/47364.

Matéria escrita por Vinicius do Prado, sob a orientação de Lorena Klenk.