Ciência e Tecnologia

Professora da UFPR publica capítulo em livro internacional sobre educação em ciências

Superintendência de Comunicação Social     17 de janeiro de 2014 - 17h38

Professora Christiane Gioppo - Foto: ITTI

A experiência da professora Christiane Gioppo com educadores ambientais da etnia Terena em aldeias indígenas de Mato Grosso do Sul pode agora inspirar colegas do mundo todo. Christiane acaba de ter publicado um capítulo em que fala sobre seu trabalho no livro Science Education: A global perspective, do Icase (Conselho Internacional de Associações de Educação em Ciências, na sigla em inglês).

A obra, publicada na Nigéria, traz uma coletânea de artigos de pesquisadores de diversos países, como Inglaterra, Nova Zelândia e Portugal. O capítulo assinado por Christiane em parceria com Michelle Bocchi Gonçalves, é o único que relata uma experiência na América Latina.

As autoras integram o programa de educação ambiental do projeto ‘BR-262 – Faço parte desse caminho’, desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) com índios da etnia Terena. Sob coordenação de Christiane, professora do Departamento de Teoria e Prática de Ensino da UFPR, professores indígenas elaboram um livro sobre educação ambiental na língua Terena.

Obra reúne artigos de pesquisadores de vários países sobre educação em ciências - Foto: ITTI

O livro ‘Lições ambientais dos Terenas’ ensinará as crianças indígenas por meio de poemas, trava-línguas, lendas, mitos e histórias reais. “É o educador indígena que fala, explica e desenvolve atividades sobre sua própria cultura; não uma pessoa de fora”, explica Christiane. O objetivo da obra é contribuir com a disseminação da língua mãe entre aproximadamente duas mil crianças Terena matriculadas nas séries iniciais de 15 aldeias dos municípios de Anastácio, Miranda e Aquidauana (MS).

O convite para escrever o capítulo do livro Science Education partiu do próprio presidente do Icase, Ben Akpan. A publicação já está sendo comercializada em todo o mundo.

Recentemente, Christiane Gioppo e Michelle Bochhi Gonçalves também tiveram seu trabalho reconhecido pela Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), que publicou um artigo sobre o trabalho desenvolvido com os Terena na Revista da SBEnBio, publicação reconhecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).