Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

Últimas notícias...


Histórico de notícias

Professora da UFPR participa de relatório da ONU

Dafne Salvador     4 de dezembro de 2017 - 9h23

 

Professora da UFPR participa de relatório da ONU

Simone Rechia, professora do Departamento de Educação Física da UFPR, foi convidada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano (PNUD) para participar, como autora, do Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano do Brasil intitulado “Movimento é vida: atividades físicas e esportivas para todos e todas”.

O trabalho parte da idéia de que

há uma relação positiva entre a prática de atividades físicas e a saúde, sociabilidade, cognição, produtividade e qualidade de vida. O relatório defende a tese de que ao escolher as atividades físicas e esportivas realizadas no tempo livre, em contextos de lazer, o cidadão estará exercendo um direito previsto na constituição brasileira.  Segundo Rechia, “entende-se nesse relatório que o caráter de liberdade é central ao conceito de desenvolvimento. Portanto, envolver-se em atividades físicas e esportivas não é uma obrigação, mas uma escolha”.

A pesquisadora e professora da UFPR aborda no trabalho questões sobre os espaços e equipamento de lazer e esporte de cidades brasileiras, retomando papers como o “Atividades físicas e esportivas e as cidades”, do qual é autora. Neste  artigo Rechia mapeia as principais pesquisas que participa na UFPR, e, em especial, no Grupo de Estudos e Pesquisas em Lazer, Espaço e Cidade (GEPLEC).

“A principal ideia do meu artigo é responder a pergunta :As cidades brasileiras possuem espaços de convivência e lugares para experiências urbanas significativas, que contribuem para o desenvolvimento humano dos cidadãos, entre elas as atividades físico-esportivas?”, explica a pesquisadora.

Para responder a questão Rechia avalia vários fatores, que devem ser previstos pelo poder público e privado para qualificar os espaços – escolas, parques, praças, centros esportivos, etc – para que cada cidadão tenha a oportunidade e a liberdade de optar por realizar ou não atividades físicas e esportivas. Rechia reforça ainda que apesar de ser uma escolha a realização ou não das atividades físicas e esportivas, é dever do Estado proporcionar as pessoas o direito de escolha.

Leia o relatório completo aqui.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR