+ UFPR

Professora Andrea do Rocio Caldas é reconduzida à direção do Setor de Educação

Superintendência de Comunicação Social     9 de outubro de 2014 - 15h30

FOTO: Leonardo Bettinelli

A professora Andrea do Rocio Caldas, reeleita pelo Setor de Educação da UFPR para direção da unidade, tomou posse do cargo nesta quarta-feira (08), juntamente com o vice-diretor eleito, professor Marcus Levy Bencostta. Os gestores serão responsáveis pelo quadriênio 2014-2018 e foram empossados pelo reitor da Universidade, Zaki Akel Sobrinho, em cerimônia que também contou com a participação do vice-reitor, Rogério Mulinari.

Em sua fala, Caldas fez um breve balanço sobre sua gestão à frente do Setor, entre 2010 e 2014, e reafirmou compromisso em manter diálogo aberto com alunos, professores, técnicos e com a sociedade. “Este é um momento que marca nova etapa, mas é também preciso avaliar e reavaliar nossas ações. Tivemos avanços importantes nas parcerias coletivas e institucionais, na projeção e visibilidade das ações do Setor, em debates dentro e fora da Universidade. Entretanto, não faz sentido voltarmos nossas ações para um internismo acadêmico. Entendemos que precisamos intensificar essas cooperações, continuar chamando a comunidade para grandes discussões”, sustentou a diretora.

O vice-diretor eleito também reforçou em seu discurso a intenção de uma gestão transparente e participativa. “Entre nosso trabalho, estará o apoio ao fortalecimento da graduação e da pós-graduação, articulando, ao máximo, a interação entre o ensino, a pesquisa e a extensão. É com trocas, colaboração, transparência que firmamos compromisso com nossa função social”, disse.

(da esq. para dir.) Reitor Zaki Akel, diretora Andrea Caldas, vice-diretor, Marcus Bencostta, e o vice-reitor, Rogério Mulinari - FOTO: Leonardo Bettinelli

Para o vice-reitor, o papel do Setor de Educação da UFPR junto à sociedade tem sido fundamental e precisa ser cada vez mais aprofundado. “Precisamos trabalhar da pré-escola à pós-graduação de modo contínuo para garantir maior participação nos rumos da educação. Mas sabemos que com parcerias e auxílio de toda a comunidade, principalmente deste Setor, vamos poder adensar o papel da Universidade nesta grande demanda”, falou Mulinari.

O crescimento do Setor de Educação, acompanhando a expansão da Universidade, foi lembrado pelo reitor Zaki Akel. Segundo ele, conquistas como o curso de Libras, as vagas para docentes, a especialização em Educação no Campo, entre muitas outras, garantem que a UFPR mantenha o reconhecimento adquirido junto ao Ministério da Educação pela boa aplicação dos recursos liberados. “Temos ainda muito por fazer para melhor estrutura do Setor. E esse prestígio conquistado, apesar de muitos percalços, estimula a nos manter neste caminho. Certamente, tudo o que fizermos será sempre otimizado pelo talento e pela qualidade dos profissionais que aqui se dedicam. É um privilégio trabalhar com este Setor”, afirmou o reitor.

Confira aqui galeria de fotos do evento.

Por Jaqueline Carrara