Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

Professor de Fisiologia participa de livro sobre aprendizado e educação desenvolvido por diversos especialistas brasileiros

Superintendência de Comunicação Social     28 de novembro de 2017 - 13h01

O professor do Departamento de Fisiologia e coordenador do Laboratório de Cronobiologia Humana da Universidade Federal do Paraná, Fernando Mazzilli Louzada, participou da elaboração de um dos capítulos do livro “Ciência para Educação: Uma Ponte entre Dois Mundos” da Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE).

O objetivo é expor, por meio de linguagem acessível, alguns dos temas relacionados ao aprendizado e à educação para os quais o conhecimento científico internacional já traz uma contribuição significativa.  A obra reúne 25 autores de 12 instituições públicas e privadas associadas à Rede CpE entre neurocientistas, psicólogos, economistas, cientistas da informação, fonoaudiólogos, psiquiatras, médicos, biólogos e linguistas.

A organização é dos pesquisadores Roberto Lent – coordenador da Rede CpE e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro – , Augusto Buchweitz – professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – e Mailce Borges Mota – professora da Universidade Federal de Santa Catarina.

Os 12 capítulos do livro abordam, com foco multidisciplinar, temas que fundamentam e condicionam as formas de aprender, dando ênfase a processos neurofisiológicos, emocionais e comportamentais que afetam a educação.

Entre os assuntos trazidos estão temas como o desenvolvimento do cérebro ao longo do crescimento e seu papel no aprendizado; a importância da educação infantil; o aprendizado das palavras e a participação familiar no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos; o ensino da matemática tendo como embasamento os fundamentos da neurociência e da psicologia cognitiva; os transtornos mais comuns que afetam o ensino, o papel das tecnologias na sala de aula, uma avaliação de corte econômico da educação infantil no Brasil e no mundo e as competências socioemocionais.

A Rede CpE é composta por um grupo de mais de 100 pesquisadores brasileiros comprometidos em fazer ciência pensando na melhoria da educação no País. O lançamento acontece nos dias 5 e 8 de dezembro em São Paulo e no Rio de Janeiro, respectivamente.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR