Extensão e Cultura

UFPR participa da programação do Setembro Amarelo, que alerta para o problema do suicídio

Superintendência de Comunicação Social     29 de agosto de 2017 - 14h08

A Universidade Federal do Paraná participa da programação do Setembro Amarelo pelo segundo ano consecutivo. O propósito da campanha é alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo, além de divulgar meios de prevenção.

Assim como no ano passado, balões amarelos serão colocados em frente ao Prédio Histórico, no dia 1/9. Foto: divulgação/CVV

Na abertura da campanha, no dia 1° de setembro, cerca de mil balões amarelos serão espalhados pela Praça Santos Andrade. Nesse dia, a programação no local irá das 8 horas ao meio-dia.

O Setembro Amarelo é desenvolvido pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria).

O CVV destaca que a participação de outras instituições permite a realização do trabalho de apoio emocional e acolhimento a todos que precisam.

Programação Setembro Amarelo 2017

Vários locais da cidade vão receber iluminação especial em alusão ao Setembro Amarelo. Entre eles o Reservatório Elevado Alto da XV e o Jardim Botânico.

Seminário organizado pelo Departamento de Psicologia também faz parte da programação.

A programação ainda inclui o II Seminário de Prevenção ao Suicídio, no dia 15 de setembro, com a participação do CVV e o Departamento de Psicologia da UFPR. A mesa de abertura acontece às 19 horas, no Auditório do Setor de Saúde da UFPR.

CVV – Centro de Valorização da Vida

O CVV é uma entidade sem fins lucrativos que atua gratuitamente na prevenção do suicídio desde 1962. A instituição é uma das principais mobilizadoras da campanha Setembro Amarelo.

O posto do Centro de Valorização da Vida de Curitiba está localizado na Rua Carneiro Logo, 35, no Bairro Água Verde. O telefone para contato é o 3342-4111.

Casos de suicídio

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, a cada ano, mais de 800 mil pessoas tiram a própria vida, o que representa uma morte a cada 40 segundos. O número pode dobrar até 2020.

No Brasil, o Ministério da Saúde aponta que a cada 45 minutos uma pessoa morre por suicídio. Cerca de 90% dos casos podem ser prevenidos.

Programação completa

II SEMINÁRIO DE PREVENÇÃO DO SUICÍDIO
15 e 16 de Setembro de 2017.
Local: Auditório do setor de Ciências da saúde da UFPR – Rua Padre Camargo, 280

Dia 15/09
19h00 – 19h30m: Mesa de abertura – Representantes UFPR, SESA, SMS e CVV
19h30m – 20h30m: Palestra
Tema: Cuidando de pessoas com ideação suicida.
Profª Drª Sabrina Stefanello – UFPR

Dia 16/09 – MANHÃ
09h00 – 10h30m: Dados Epidemiológicos do Paraná e de Curitiba
Psicólogo Emerson Peres – SESA-PR
Psicóloga Flávia Adachi – SMS – Curitiba
10h30m – 10h45m: Intervalo
10h45m – 12h00: Palestras
Apresentação dos trabalhos produzidos nas atividades de extensão da UFPR na temática

TARDE
14h00 – Grupos de trabalhos (GTs).
Temáticas:
GT1 – Prevenção
GT 2 – Situações de urgências/emergências
GT3 – Apoio familiar
GT4 – Atenção e acompanhamento às pessoas em situação de vulnerabilidade
GT5 – A Escola como espaço de prevenção do suicídio
GT6 – Prevenção do suicídio em idosos.
16h00 – Plenária dos GTs
17h30m – Encerramento